Título: BACHELET FORMA GABINETE DE TECNOCRATAS
Autor: Janaína Figueiredo
Fonte: O Globo, 10/03/2006, O Mundo, p. 30

À exceção de dois nomes, ministros do novo governo são novatos em política e desconhecidos dos chilenos

SANTIAGO. Antes de anunciar os nomes que vão compor seu futuro Gabinete, a presidente eleita do Chile, a socialista Michele Bachelet, disse que "ninguém comerá duas vezes do mesmo prato", deixando claro que optaria por figuras que nunca antes ocuparam cargos importantes no governo chileno. Dito e feito. Com exceção dos ministros do Interior - o veterano Andrés Zaldívar - e das Relações Exteriores, Alejandro Foxley, ambos representantes da Democracia Cristã, os demais integrantes do novo Gabinete são praticamente desconhecidos da maioria dos chilenos.

Em busca de um estilo diferente do de Lagos

Segundo explicaram ao GLOBO analistas chilenos, Bachelet procurou formar um Gabinete tecnocrata, com gente jovem e sem experiência política.

- A presidente eleita está buscando criar um estilo próprio e, sobretudo, diferenciar-se do estilo do presidente Ricardo Lagos (seu correligionário). O que não sabemos ainda é como será o estilo Bachelet - afirmou Guillermo Holzman, professor da Universidade do Chile.

Segundo Holzman, uma das principais preocupações dos chilenos no momento "é saber como ministros que não têm qualquer experiência política vão se relacionar com o Congresso".

Brasil poderá ser país visitado pela presidente

O novo ministro da Fazenda será Andrés Velazco, um economista de prestígio no Chile, mas que jamais ocupou um cargo público, e muito menos um ministério.

- A ordem de Bachelet foi clara. A presidente eleita pediu caras novas, capacidade, experiência política e eficiência. O que tentamos fazer é formar um Gabinete com todas essas características - explicou um importante colaborador da futura presidente do Chile que pediu para não ser identificado.

Pela primeira vez na História do país, as mulheres ocuparão 50% de todos os cargos do Poder Executivo e também dos poderes municipais.

- Bachelet quer igualdade entre homens e mulheres em todos os cargos do governo, em todos os escalões - assegurou a fonte.

Com o Gabinete já formado, a nova mulher forte do Chile está planejando sua primeira viagem ao exterior como presidente. A primeira escala, confirmaram alguns de seus assessores, deverá ser Buenos Aires. A possibilidade de o Brasil ser incluído no roteiro está sendo estudada por Bachelet.

A chegada do novo governo parece ter afastado ainda mais o fantasma do ex-ditador Augusto Pinochet, que atualmente cumpre regime de prisão domiciliar.

Ontem, o general Oscar Izurieta Ferrer fez seu primeiro discurso como novo chefe do Exército chileno e, ao se referir aos principais líderes militares da História do Chile, omitiu o nome do general Pinochet.