Título: LULA VOLTA A ANUNCIAR CONCESSÃO DE TÍTULOS DE POSSE, PROMESSA DE 2003
Autor: Letícia Lins
Fonte: O Globo, 11/03/2006, O País, p. 4

Discurso foi feito em ato para entrega de 224 moradias populares em Recife

RECIFE. Em clima de campanha, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem em Recife que tem pressa e quer legalizar o quanto antes a situação de cerca de 900 mil lotes irregularmente ocupados no Brasil. A medida vem sendo anunciada, porém, desde 2003. Lula disse que determinou ao ministro das Cidades, Márcio Fortes, e à Secretária de Patrimônio da União, Alexandra Reschke, que estudem mudanças na legislação para facilitar a concessão do título de posse a quem reside em terrenos clandestinos.

A primeira reunião para discutir o assunto será na próxima semana, disse Lula:

¿ As pessoas esperam escrituras definitivas. E por que demora? Porque uma parte é do município, outra do estado, outra da União ou da iniciativa privada. Vai para a Justiça e ninguém sabe quanto tempo vai demorar. Eu disse que na semana que vem vão ter que botar no papel as mudanças para que as pessoas que moram nos terrenos clandestinos tenham a posse definitiva ¿ afirmou Lula no Conjunto Habitacional Casarão, no bairro do Cordeiro, onde ele entregou 224 apartamentos a ex-moradores de palafitas do bairro Brasília Teimosa, em Recife. Em convênio com a Prefeitura de Recife, a União cedeu terreno para a regularização fundiária dos lotes.

AGU: medidas para evitar crítica por uso eleitoral

Brasília Teimosa foi visitada por Lula em seus primeiros dias de gestão, quando ele prometeu retirar famílias que moravam em palafitas e regularizar os terrenos. Lula relembrou sua viagem à Inglaterra ¿ ¿nunca fomos tão bem tratados¿¿ e disse que, depois da visita à Rainha Elizabeth, nada pagava o reencontro com o povo brasileiro:

¿ Vamos continuar a fazer o que precisa ser feito. Tem muita gente que se queixa, que não gostaria que eu tivesse andando pelo Brasil afora.

Ao lado de Lula estava Erinalda Maria da Silva, que foi visitada por ele em 10 de janeiro de 2003, na palafita em que vivia, e agora mora numa casa. Ela discursou no microfone de Lula e pediu votos para ele outra vez.

¿ É Lula de novo¿ gritava.

Lula retomou o microfone:

¿ Sabemos a vida que levam os pobres e sabemos como resolver essa situação. O sonho que vocês acalentaram, podem ficar certos que, como Erinalva, vamos ajudá-los a cumprir.

O cerimonial de Lula o cercou de cuidados para evitar novas acusações de uso do cargo para fins eleitorais. Por orientação da Advocacia Geral da União, os dois principais aliados do presidente que disputam a sucessão estadual em Pernambuco ¿ os ex-ministros Eduardo Campos (PSB) e Humberto Costa (PT) ¿ ficaram fora do palanque. Mas Lula foi saudado com cartazes ¿Para o bem do povo Lula de novo¿, e o vice-prefeito de Recife, Luciano Siqueira (PCdoB), pré-candidato ao Senado, ficou colado o tempo todo em Lula.

O pré-candidato do PTB, Armando Monteiro Neto, foi quem mais faturou a visita.Como presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) ele foi o anfitrião do presidente durante sua visita à Olimpíada do Conhecimento, esteve o tempo todo ao seu lado e ainda fez discurso antes de Lula encerrar a solenidade no Centro de Convenções, em Olinda.

www.oglobo.com.br/pais