Título: UM NOVO MODELO DE MULHER CHILENA
Autor: Janaina Figueiredo
Fonte: O Globo, 11/03/2006, O Mundo, p. 33

Médica e ex-ministra, Bachelet conquistou admiradores com seu trabalho

SANTIAGO. Michelle Bachelet assegura que jamais imaginou que seria eleita presidente do Chile. Sua simpatia, dizem seus seguidores, foi o segredo do sucesso inesperado. Logo que se tornou uma figura pública ¿ ao ser nomeada ministra da Saúde do governo Ricardo Lagos, em 2000 ¿ Bachelet, de 54 anos, começou a ocupar um importante espaço nos meios de comunicação. Aos poucos, os chilenos foram conhecendo os detalhes da vida desta pediatra, especialista em saúde pública e em ciências militares, que perdeu o pai e muitos amigos durante a ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990), foi presa, torturada e teve de se exilar para sobreviver.

¿ Ela não queria nem esperava ser presidente. Nem nós queríamos ¿ admitiu recentemente sua mãe, a antropóloga Angela Jeria, que também esteve presa.

Mãe de três filhos de dois casamentos, a nova presidente representa um novo modelo de mulher trabalhadora, chefe de família e símbolo de um Chile cada vez menos conservador. Michelle, como é chama pelos chilenos, é agnóstica e não pertence à elite tradicional de seu país. Seu pai era um general da Força Aérea que colaborou com o governo socialista de Salvador Allende (1970-1973) e morreu na prisão.

Depois de anos de exílio na Austrália e na Alemanha, Bachelet voltou ao Chile em 1979, retomando seus estudos de medicina na Universidade do Chile. Na década de 80, trabalhou em ONGs que davam assistência a filhos de vítimas da ditadura e em 1990 ¿ ano em que o país recuperou sua democracia ¿ passou a integrar o Serviço de Saúde Metropolitano Ocidente e a Comissão Nacional contra a Aids. Nos anos seguintes, a líder socialista continuou trabalhando na área de saúde pública e iniciou estudos militares no Chile e no exterior.

O esforço rendeu frutos. Depois de uma boa gestão como ministra da Saúde, Bachelet foi a primeira mulher a ocupar o ministério da Defesa na América do Sul, cargo que fortaleceu ainda mais sua imagem e se tornou um trampolim para a Presidência. (J.F.)