Título: PUDIM FICA ISOLADO NO SEGUNDO TURNO
Autor: Ilimar Franco
Fonte: O Globo, 14/03/2006, O País, p. 4

`Devolver Campos a Garotinho é retrocesso¿, diz presidente regional do PT

CAMPOS (RJ). Um dia depois do resultado que deu vantagem apertada ao candidato do PMDB a prefeito de Campos, Geraldo Pudim, em relação a seu adversário no segundo turno, Alexandre Mocaiber (PDT), os diretórios regionais do PT e do PSDB anunciaram ontem que em nenhuma hipótese apoiarão o candidato de Garotinho. A diferença entre Pudim e Mocaiber, que no primeiro turno das eleições de 2004 (anuladas pelo TRE) fora de 20 mil votos, caiu para cinco mil no domingo passado.

¿ Não vamos apoiar Pudim. Devolver Campos a Garotinho é um retrocesso. Será um plebiscito ¿ disse o presidente regional do PT, Alberto Cantalice.

O candidato do PT, Mackhoul Mussalem, teve 10,04% dos votos (23.508). A posição oficial do partido será tomada amanhã. O presidente regional do PSDB, Paulo Feijó, conversou ontem com Mocaiber:

¿ Não existe possibilidade de apoiar Pudim ¿ disse ele.

O número de votos dos candidatos do PFL, Rockfeller de Lima, e do PV, Walter Silva Junior, não foi divulgado pelo TRE, porque as duas candidaturas estão sub júdice.

Na avaliação do cientista social José Luiz Viana da Cruz, diretor da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Campos, o fato de o candidato de Garotinho não ter vencido a eleição logo no primeiro turno diminuiu o cacife do ex-governador nas prévias do PMDB:

¿ Se ele saísse vitorioso no primeiro turno, iria para as prévias com a imagem de invencível. A nacionalização da campanha, que voltará nesse segundo turno, poderá ser o céu ou o inferno para Garotinho.

Pudim e Mocaiber disseram ontem que tentarão atrair os votos dos candidatos derrotados no primeiro turno. A Polícia Civil remeterá à Polícia Federal o inquérito que investiga compra de votos por um cabo eleitoral do PDT. Os envolvidos serão ouvidos pela PF.