Título: GOVERNISTAS DO PMDB AINDA NÃO TÊM VOTOS NA EXECUTIVA PARA ADIAR PRÉVIAS
Autor: Ilimar Franco
Fonte: O Globo, 14/03/2006, O País, p. 4

Presidente do partido confirma realização da votação no próximo domingo

BRASÍLIA. Os adversários no PMDB da candidatura própria à Presidência da República não conseguiram ainda os nove dos 16 votos na executiva necessários para impedir a realização das prévias que vão escolher o candidato no próximo domingo. O presidente do PMDB, deputado Michel Temer (SP), reafirmou a realização das prévias de domingo e realizou ontem, com a presença do governador Germano Rigotto (RS) e do ex-governador Anthony Garotinho (RJ), sorteio para a ordem dos nomes dos candidatos na cédula eleitoral.

¿ Vamos ter prévias. Não creio que existam votos suficientes na executiva para adiar as prévias ¿ disse Temer.

Tese do adiamento tinha apenas cinco votos

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e o senador José Sarney (PMDB-AP) não conseguiram ainda convencer os senadores Maguito Vilela (GO) e Ramez Tebet (MS), o líder na Câmara, Wilson Santiago (PB), o deputado Henrique Eduardo Alves (RN) e o presidente do PMDB de Pernambuco, Dorany Sampaio, a apoiarem o cancelamento. A tese do adiamento tinha apenas cinco votos, sendo que o deputado Geddel Vieira Lima (BA) disse que só apoiará a proposta se sua assinatura for a nona.

¿ Nós estamos tentando construir um acordo, mas está difícil ¿ reconheceu o líder no Senado, Ney Suassuna (PB), adversário das prévias.

Os dois candidatos criticaram os peemedebistas que querem cancelar as prévias. Rigotto argumentou que a verticalização atrapalha todos os partidos, mas que apesar disso PT e PSDB terão candidato a presidente. Rigotto, que será o primeiro nome da cédula, disse que vencerá as prévias e que a sua escolha facilitará entendimentos para uma coligação com o PPS e o PDT.

Rigotto disse que vence as eleições internas no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no Paraná, em São Paulo, em Goiás e no Tocantins, embola em Minas Gerais e que só perde, nos grandes colégios eleitorais, no Rio de Janeiro.

¿ Não tenho como perder estas prévias e se fosse dar bola para pesquisas não tinha sido eleito governador do Rio Grande do Sul.

Garotinho disse que os adversários da candidatura própria não pediram a convocação da Executiva, prevista inicialmente para amanhã, porque não têm os votos para cancelar as prévias. Se Rigotto havia dito que teria 62% dos votos, Garotinho afirmou que terá perto de 65%.

O ex-governador acrescentou que, após vencer as prévias, se reunirá com os candidatos aos governos estaduais para ver a melhor estratégia eleitoral, admitindo dividir o palanque do partido com candidatos a presidente de outros partidos.