Título: PT QUER DIMASDUTO NO RELATÓRIO FINAL DA CPI
Autor:
Fonte: O Globo, 14/03/2006, O País, p. 8

Relatório do TCU aponta indícios de fraudes em área dirigida por Dimas Toledo em Furnas

BRASÍLIA. Os petistas que integram a CPI dos Correios defenderam ontem a inclusão no relatório final da comissão as suspeitas sobre a atuação do ex-diretor de Furnas Centrais Elétricas Dimas Toledo como arrecadador de fundos para campanhas políticas de aliados do governo passado. O assunto voltou à tona ontem depois que foi divulgado um relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) que mostra a existência de pagamentos indevidos de até R$10,3 milhões em um dos negócios investigados na estatal.

Segundo o documento, divulgado pela ¿Folha de S.Paulo¿, foram encontrados pelos auditores indícios graves de fraudes em licitações e irregularidades na contratação de serviços ligados à área de engenharia, dirigida por Toledo. Para um dos relatores-adjuntos da CPI, o petista Maurício Rands (PE), o relatório ratifica as suspeitas dos petistas de que a estatal foi usada para financiar aliados do governo Fernando Henrique.

A Polícia Federal investiga a autenticidade de uma lista que supostamente teria sido organizada por Toledo com nomes de políticos que teriam recebido recursos arrecadados por ele. São mais de 150 nomes de tucanos, pefelistas e integrantes de outros partidos da base aliada do governo passado. À CPI, Toledo negou ter qualquer participação no episódio.

¿ O fato da lista ser autêntica ou não não é o principal. Os indícios são grandes de que houve irregularidades. Com o relatório do TCU, os indícios ficam ainda mais fortes e apontam para a existência do dimasduto (apelido dado para o suposto esquema de arrecadação montado em Furnas) ¿ afirma Rands.

¿ A CPI deve procurar colocar tudo o que chegar até o último dia no relatório final. O que a CPI não concluir poderemos pedir que a Polícia Federal e o Ministério Público investiguem ¿ argumentou o petista.

Para a senadora petista Ideli Salvatti (SC), a comissão também deve incluir o assunto entre aqueles que serão colocados no relatório com um pedido para que o Ministério Público Federal aprofunde as investigações.