Título: Previsão de gastos maiores e mais dívidas este ano
Autor: Aguinaldo Novo
Fonte: O Globo, 14/03/2006, Economia, p. 23

Mas crescimento não será tão forte quanto em 2005

SÃO PAULO. Na avaliação da LatinPanel, os gastos com consumo corrente devem continuar sendo puxados pelo maior endividamento neste ano. Mas, depois de ser surpreendida pelo resultado acima do esperado para 2005, a empresa não faz novas estimativas.

¿ Até quando se sustenta essa questão do endividamento? Acredito que ainda há espaço agora em 2006, até por causa das perspectivas da economia. Mas talvez não seja tão forte quanto no ano passado ¿ disse a diretora Comercial da LatinPanel, Margareth Ikeda Utimura.

O que também deve se repetir este ano é a procura pelos chamados canais alternativos de compras, em oposição aos tradicionais supermercados. Pela pesquisa divulgada ontem, este tipo de estabelecimento perdeu participação em 2005, passando de 69% para 65% do volume médio de gastos.

¿ Apenas 30% dos lares são leais aos supermercado ¿ disse a diretora da empresa.

De olho num consumidor mais informado, cresce a oferta de serviços em drogarias, por exemplo. Farmácias, drogarias e perfumarias concentraram 17% das vendas de produtos de higiene e beleza, contra 6% há quatro anos. Margareth explicou que 7% dos lares já compram ¿mercearia seca¿, como leite em pó, neste tipo de estabelecimento. (Aguinaldo Novo)