Título: CAMPOS VOLTA ÀS URNAS; SÓ PREFEITO ELEITO FOI PUNIDO
Autor: Maiá Menezes
Fonte: O Globo, 12/03/2006, O País, p. 13

Pudim, que tem o apoio do casal Garotinho, conseguiu se livrar no TRE e é de novo candidato a prefeito

CAMPOS (RJ). O berço político do ex-governador e pré-candidato do PMDB à Presidência, Anthony Garotinho, tenta hoje, mais uma vez, escolher seu prefeito. Numa votação fora de época, o maior colégio eleitoral do interior ¿ com 320 mil votantes ¿ volta às urnas um ano e quatro meses depois de escolher o pedetista Carlos Alberto Campista, cassado quatro meses após a posse. A punição da Justiça Eleitoral se estendera ao peemedebista Geraldo Pudim, que acabou se livrando da condenação e é de novo candidato a prefeito, e ao casal Garotinho, também absolvido depois em segunda instância pelo TRE.

Esta eleição em nada lembra a que passou. Sem a presença ostensiva de Garotinho e da governadora Rosinha, que desta vez tiveram participação discreta na campanha de Pudim, o clima esteve morno na cidade:

¿ Do jeito que está, chega a dar sono. Quem sou eu para atrair os holofotes nacionais? A estrela daquela vez era o Garotinho ¿ diz Pudim.

Participação em comícios por telefone

Ele admite que Garotinho participou menos da campanha, mas diz que o ex-governador fazia questão de falar, por telefone, nos comícios. E também de gravar participação nos programas no rádio e na televisão.

¿ Eu não poderia pedir a ele o sacrifício de largar tudo (a campanha rumo às prévias do PMDB, dia 19) e vir para cá ¿ diz Pudim, que afirma não acreditar que o TSE possa anular o novo pleito em Campos.

Campista foi o único efetivamente punido pela Justiça Eleitoral por uso da máquina administrativa. Além de estar impedido de concorrer, ele não votará: estará em Brasília, onde acompanha os desdobramentos de ações que tentam suspender o pleito. A última foi indeferida pelo TSE, na quinta-feira.

A temperatura na eleição caiu, mas o número de candidatos aumentou: são seis, sendo que na sexta-feira à noite o registro do candidato do PV, Walter Silva Junior, tinha sido cassado pelo TRE por ter sido feito fora do prazo. O candidato do PDT, Alexandre Mocaiber, assumiu a prefeitura há um ano, como presidente da Câmara. É considerado o político mais próximo de Arnaldo Vianna, ex-aliado de Garotinho e hoje seu principal adversário político no município.

¿ Governei Campos por um ano, espremido entre o passado e a incerteza do futuro. Vou ganhar a eleição para finalmente dar meu estilo à administração ¿ diz Mocber.

O candidato do PSDB, deputado federal Paulo Feijó, terceiro colocado no primeiro turno em 2004, está confiante e voltou a criticar o poderio econômico de seus adversários:

¿ O do PMDB é visível. Na questão do abuso econômico é uma reedição da anterior.

O PT também manteve seu candidato, o médico Makhoul Moussalém. Ele diz que o eleitor está mais atento e aprendeu com as eleições passadas:

¿ O eleitor se lembra que naquele segundo turno de 2004 não apoiamos ninguém. Não participamos daquilo.

O PFL decidiu lançar o candidato Rockfeller de Lima, que já foi prefeito da cidade por duas vezes, no anos 70. Walter Silva Jr, do PV, informou na sexta-feira que recorreria para manter a candidatura.