Título: FÓRUM VAI DEBATER NO RIO PROBLEMAS DA SAÚDE
Autor:
Fonte: O Globo, 12/03/2006, O País, p. 17

Pauta do encontro, no Forte de Copacabana, inclui o financiamento do setor e a compra de medicamentos de alto custo

Quinze anos após a implantação do SUS, considerado por especialistas, apesar dos problemas, o maior programa de inclusão social do país, o sistema de saúde brasileiro precisa enfrentar uma profunda discussão sobre seus objetivos para que possa ser aperfeiçoado e cumprir o papel determinado pela Constituição de 1988. Para Marcus Pestana, presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), a sucessão presidencial é o momento oportuno para fazer esse debate.

¿ Devemos avançar na construção do SUS, como estabelece a Constituição, com atendimento universal e integral à população, ou rever esses princípios, como querem os defensores de políticas sociais focalizadas? Também precisamos decidir como nos portar diante da ininterrupta revolução tecnológica na saúde, que impõe custos sempre crescentes, além de debater o problema do subfinanciamento na saúde e as falhas de gestão ¿ afirma Pestana.

A compra de medicamentos de alto custo, de forte impacto para os estados, também estará na pauta.

Ministro e três ex-ministros da Saúde estarão nos debates

Para enfrentar essa agenda, o Conass e O GLOBO organizaram o fórum ¿Democracia e Saúde: uma visão de futuro para o Brasil¿, que acontecerá amanhã e terça-feira no Forte de Copacabana. O evento tem o patrocínio de Novartis, Sandoz e Lilly e apoio do governo de Minas e do Ministério da Saúde.

Além da presença da governadora Rosinha Garotinho e do ministro da Saúde, Saraiva Felipe, na abertura, o evento terá a participação de três ex-ministros ¿ Adib Jatene, José Serra e Humberto Costa ¿ e de secretários de saúde dos estados. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o prefeito de Aracaju, Marcelo Déda, estão entre os debatedores.