Título: Pela rede, até doações para os democratas
Autor: helena Celestino
Fonte: O Globo, 12/03/2006, Economia, p. 41

Políticos tiram proveito do boca-a-boca dos `blogueiros¿

NOVA YORK. O valor mais alto é cobrado pelo ¿Daily Kos¿, o mais influente blog político, que pede US$4 mil semanais por cada anúncio. Baseado em Berkeley, na Califórnia, é editado por Markos Moulitsas Zúniga, 34 anos, um veterano do Exército que começou postando comentários contra o governo Bush em um outro blog, fez sucesso, criou seu próprio site em 2002 e hoje é quarto no ranking: tem 600 mil visitantes por dia. Na campanha de 2004, arrecadou US$500 mil para candidatos democratas.

¿ Na época, surgiu uma onda de anunciantes para os blogs ¿ diz Sreenath Sreenivasan, professor na Escola de Jornalismo de Columbia e editor de blog.

Harry Copeland, fundador da primeira empresa de publicidade para blogs, a Blogads, lembra que os candidatos sentiram o poder do boca-a-boca: o político aparecia num blog e virava mote de conversa em outros, subindo a audiência do anúncio.

¿ Ainda há pouca gente vivendo de blog mas o dinheiro já corre nessa área. O lucro é grande porque as despesas são mínimas ¿ diz o especialista da Columbia University.

Só em NY, são 60 mil `blogs¿. Alguns só tratam de pizza

Os primeiros a chegar nessa promissora terra são os mais prósperos e bem classificados. O ranking é feito com base no número de links, criado por Clay Shirky, professor da New York University. O campeão é o ¿Boing-Boing¿, sobre novas tecnologias, há cinco anos no ar e com 19.764 links. Sobre fofocas sobre Nova York, o número 1 é o ¿Gawker¿, de 2002, editado por dois ex-alunos da Columbia University. Eles têm 4.970 links, 200 mil de pages-per-view (páginas visitadas) e cobram de anunciantes entre US$6 e US$10 para cada mil visitantes, o que os faz faturar quase US$1,5 milhão por ano.

Só em Nova York, existem 60 mil blogs. Há pelo menos três famosos que só tratam de pizzas. De vez em quando, um blog faz a terra tremer e ¿fura¿ jornais e televisões. Foi um site de direita, o ¿Powerline¿, que acabou com a carreira do mais famoso âncora da televisão americana, Dan Rather, ao descobrir que era falso o documento que servia de base à denúncia de que o presidente Bush usara pistolão para evitar a frente de batalha na Guerra do Vietnã. A notícia tinha sido veiculada por Rather às vésperas da eleição de 2004 e fazia um estrago na candidatura Bush até ser desmentida e obrigar o velho âncora a pedir desculpas antes de sair do ar.

Inebriados pelo próprio sucesso, muitos blogueiros acham que jornais e revistas são coisa do passado.

¿ Com toda sua transparência, o ¿New York Times¿ não conseguiu evitar o aparecimento de um Jason Blair ¿ diz Adam Glen, editor do ¿I Reporter¿, referindo-se ao repórter que inventava histórias para ganhar as manchetes.