Título: HÁ 50 ANOS, O EXORCISMO DO MITO DE JOSEPH STALIN
Autor: Renato Galeno
Fonte: O Globo, 12/03/2006, O Mundo, p. 45

No último dia do XX Congresso do PC da URSS, Nikita Kruschev acusava ditador de crimes e culto à personalidade

Há 50 anos, um terremoto estremeceu o mundo comunista. Um estremecimento que começou silencioso, num ¿discurso secreto¿ que moveu as placas tectônicas da esquerda internacional. No dia de encerramento do XX Congresso do Partido Comunista da União Soviética, em 25 de fevereiro de 1956, subiu à tribuna o secretário-geral do partido, Nikita Kruschev. Ele denunciou os crimes e o culto à personalidade de seu antecessor, Joseph Stalin. A tsunami provocada pelo mais divulgado discurso confidencial da História se espalhou pelo mundo, rachando partidos comunistas e, segundo muitos especialistas, iniciando a trilha que levaria ao fim da URSS, 35 anos depois.

Stalin, que comandou a União Soviética de forma brutal entre 1923 e 1953, é acusado de ter ordenado ou provocado milhões de mortes, entre execuções, prisões com trabalhos forçados (os gulags), deportações de populações inteiras e fome. O cálculo de vítimas varia entre quase dez milhões de pessoas até mais de 30 milhões. Porém, até o discurso de Kruschev, oficialmente chamado de ¿Sobre o culto à personalidade e suas conseqüências¿, Stalin era considerado a expressão do ideal revolucionário. Mais precisamente, no segundo parágrafo do texto:

Auditório fica atônito com denúncias a Stalin

¿Depois da morte de Stalin, o Comitê Central começou a implementar uma política de explicar (...) que é estranho ao espírito do marxismo-leninismo elevar uma pessoa, transformá-la num super-homem possuidor de características supernaturais, similares àquelas de um deus. Tal homem supostamente sabe tudo, vê tudo, pensa por todos, pode fazer qualquer coisa, é infalível em seu comportamento.¿ O auditório, repleto de membros do PCUS e de membros de partidos comunistas da Europa Oriental, estava atônito e em completo silêncio. Era o fim de um mito.

Para o historiador da UFF Ângelo Segrillo, um dos maiores especialistas em URSS do Brasil, o discurso é um dos momentos mais importantes da União Soviética.

¿ (O discurso) atacou o mito de Stalin como um líder apenas positivo da industrialização do país e da vitória na Segunda Guerra Mundial, mostrando erros e até crimes cometidos também nesse processo ¿ diz Segrillo. ¿ Como conseqüência do XX Congresso, um clima mais aberto de discussão passou a reinar no país. Entretanto, devemos considerá-la uma abertura controlada, pois tinha limites.

É o que afirma o historiador americano William Taubman, autor do livro ¿Khrushchev: the man and his era¿ (¿Kruschev: o homem e sua era¿), biografia do ex-líder soviético vencedora do Prêmio Pulitzer de 2004. Kruschev pretendia salvar o comunismo, não destruí-lo.

Taubman afirma que Kruschev ¿libertou e reabilitou milhões de vítimas de Stalin¿, promovendo o processo que foi chamado de degelo.

Mas a onda de mudanças não se limitou à URSS. As denúncias contra Stalin espalharam uma onda de choque nos partidos comunistas de todo o mundo no auge da Guerra Fria. Muitos custaram a acreditar na autenticidade do discurso (que só seria publicado oficialmente na Rússia em 1989), creditando-o a uma campanha de desinformação dos Estados Unidos.

¿ Em nível internacional as conseqüências a longo prazo talvez tenham sido mais fortes que internamente na URSS. Isso porque o movimento comunista internacional, após certo tempo, acabaria rachando em quase todos os países, entre os partidários de Stalin e os que acompanhavam Kruschev na crítica a ele. Quase todos os países passariam a ter dois partidos comunistas: um pró e outro contra ¿ diz Segrillo, que citou o Brasil. ¿ O discurso de Kruschev levou a muitas discussões internas. A linha majoritária da direção do partido seguiria a linha de Kruschev. Mas os dissidentes internos acabariam formando um outro partido (o PCdoB) dali a alguns anos que se alinharia à linha chinesa de crítica a Kruschev e defesa de Stalin.

Tentativa de golpe em 1957 e deposição em 1964

Greves na Polônia e a Revolução Húngara de 1956 foram efeitos quase imediatos do degelo ¿ e a resposta violenta um recado claro de que a liberdade pregada no discurso secreto era bastante limitada.

Mas o papel na História não garantiu a Kruschev um futuro tranqüilo. Ele sofreu uma tentativa de golpe em 1957 e foi derrubado em 1964. Sequer seu legado é livre de polêmica. O homem que exorcizou o fantasma de Stalin é o único dos líderes soviéticos a não ter sido enterrado no Mausoléu de Lenin, na Praça Vermelha. E é o único a não ter uma estátua no local.

¿ Eu acredito que os russos que lamentam o colapso do comunismo e da União Soviética crêem que o discurso de Kruschev no XX Congresso começou o processo que desatou os dois ¿ disse ao GLOBO Taubman. ¿ Já os russos que receberam bem as reformas de Gorbachev como um retorno e maior desenvolvimento das idéias de Kruschev enxergam este líder de modo muito mais favorável.