Título: `PAÍS PRECISA DE BANHO DE ÉTICA E DE EFICIÊNCIA¿, DIZ O CANDIDATO TUCANO
Autor: Adauri Antunes Barbosa e Flávio Freire
Fonte: O Globo, 15/03/2006, O País, p. 4

Ao ser lançado, Alckmin faz homenagem ao `grande companheiro¿ Serra

SÃO PAULO. Humildade, entusiasmo, energia, determinação e ousadia foram as promessas que o governador Geraldo Alckmin fez ontem, logo depois de ser anunciado como o candidato do PSDB à Presidência. Porque, segundo ele, o país precisa de um ¿banho de ética¿ por não suportar mais a corrupção.

¿ Recebo com humildade a tarefa de ser candidato e de ser o instrumento do povo para mudar. O povo não agüenta mais corrupção, um governo sem projeto, um crescimento raquítico da economia ¿ afirmou Alckmin, durante o discurso na sede estadual do partido, onde seu nome foi oficialmente anunciado como o candidato do PSDB.

Em busca da unidade do partido, possivelmente já esperando algum tipo de ¿corpo mole¿ dos serristas na sua campanha, Alckmin prometeu ¿firmeza¿ para um ¿banho de ética¿.

¿ Aos companheiros quero dizer que não tenham dúvidas de que terei firmeza para dar um banho de ética e de eficiência, além de levar a bandeira das reformas ¿ garantiu ele, que ainda precisa ter o nome homologado na convenção em junho.

Agradecimento a FH, Aécio e Tasso

No início, agradeceu ao senador Tasso Jereissati, presidente nacional do PSDB, pelo esforço na condução do processo, ao governador Aécio Neves (MG), ¿engenheiro do bem comum¿ e ao ex-presidente Fernando Henrique, que comandaram a escolha. Alckmin prestou também uma homenagem ao ¿grande companheiro¿ José Serra.

¿ Quero aqui fazer uma grande homenagem ao prefeito José Serra, uma homenagem a um dos mais preparados homens públicos do país que, com desprendimento, nos permitiu começar essa mobilização pela mudança ¿ disse, citando os governadores tucanos que acompanhavam o anúncio: Aécio, Cássio Cunha Lima (PB), Lúcia Alcântara (CE), Simão Jatene (PA) e Marconi Perillo (GO).

Falando sobre o que pretende como candidato a presidente, Geraldo Alckmin disse que o crescimento da economia no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é ¿raquítico¿ e que há necessidade de maior qualificação da administração e da máquina públicas. Ele garantiu que, para enfrentar a ¿grande jornada¿ que o PSDB terá pela frente, o partido poderá esperar dele ¿humildade, entusiasmo, energia e determinação¿.

¿ O Brasil tem pressa de crescimento, de crescimento de emprego, renda e salário. E esse desafio é que nos estimula a esse trabalho ¿ afirmou.

Para a platéia tucana que lotou o pátio do diretório estadual, na Avenida Brigadeiro Luís Antonio, prometeu empunhar a bandeira da ética e da eficiência administrativa, ¿fechando todas as torneiras do desperdício¿, e a realização de reformas estruturais. No fim do discurso, disse que a tarefa da mudança é coletiva, e conclamou os filiados ao PSDB, integrantes de outros partidos e ¿toda a população brasileira¿ para transformar ¿o sonho em realidade¿.

www.oglobo.com.br/pais