Título: EXPECTATIVA SOBRE O PMDB
Autor: Gerson Camarotti e Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 15/03/2006, O País, p. 9

Governistas fazem reunião de emergência

BRASÍLIA. A decisão do PSDB sobre a candidatura presidencial fez os tucanos voltarem todas as atenções para as prévias que o PMDB realizará no próximo domingo para escolher seu candidato a presidente. A escolha do governador Geraldo Alckmin reforçou a preocupação com a possibilidade de a eleição ser decidida já no primeiro turno. O PMDB, mais do que nunca, volta a ser o fiel da balança: os tucanos querem uma candidatura peemedebista para que a eleição não seja decidida já no primeiro turno, enquanto o PT torce contra ela.

Para que o PMDB não perca a privilegiada posição de fiel da balança na campanha presidencial deste ano, a ala governista do partido convocou ontem à tarde uma reunião de emergência no gabinete do presidente do Senado, Renan Calheiros (AL), logo depois de os tucanos apresentarem Alckmin como seu candidato. Participaram da reunião os líderes na Câmara, Wilson Santiago (PB), e no Senado, Ney Suassuna (PB), o deputado Jader Barbalho (PA) e o senador Luiz Otávio (PA).

A avaliação desse grupo é a de que o PMDB perderá sua posição privilegiada caso opte com tanta antecedência por lançar um candidato próprio. O esforço de Renan para contornar essa situação já havia começado na véspera, quando reuniu os governistas em mais uma tentativa de fazer uma reunião da executiva com o objetivo de cancelar as prévias. Nesta reunião constaram que não têm o apoio da maioria dos 16 integrantes da executiva ¿ só contam com cinco.