Título: CÂMARA VOTA HOJE CASSAÇÃO DE HENRY E CORRÊA
Autor: Isabel Braga
Fonte: O Globo, 15/03/2006, O País, p. 12

Absolvição de Brant e Luizinho pode influenciar votação contra os dois

BRASÍLIA. A Câmara vota hoje mais dois processos de cassação de deputados acusados de envolvimento no esquema do mensalão. Plo menos um deles, Pedro Henry (PP-MT), deverá ser absolvido. Apesar da mobilização do PP, o presidente do partido, Pedro Corrêa (PE), deverá ser cassado. O sentimento ontem no Congresso, depois da dupla absolvição da semana passada ¿ Roberto Brant (PFL-MG) e Professor Luizinho (PT-SP) ¿ era de que não dá para repetir a dose hoje.

Pedro Corrêa deverá ser cassado porque admitiu ter recebido dinheiro do valerioduto. Soma-se a isso o passado do deputado, que já enfrentou outras denúncias na Câmara, a mais recente de envolvimento com a máfia dos combustíveis.

¿ Se esta Casa absolver mais um, aí não resta nada a fazer ¿ dizia o deputado Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS).

Corrêa: carta a colegas e parecer jurídico

Corrêa não foi ao plenário. Passou o dia preparando sua defesa e a documentação que encaminhou aos demais deputados. Ele enviou carta aos colegas em que pede a análise detalhada de seu processo e encaminhou os autos para os gabinetes parlamentares. Também juntou um parecer do jurista Célio Borja, afirmando que ele não quebrou o decoro parlamentar.

O líder do PP na Câmara, Mário Negromonte (BA), disse acreditar em duas absolvições hoje no plenário. Argumentou que Henry foi absolvido pelo Conselho de Ética e lembrou que Corrêa está no sexto mandato, com amigos na Casa:

¿ Estou pedindo que os deputados analisem o processo. Voto, eu não peço. Agora é bom lembrar que o Pedro Corrêa tem uma legião de amigos enorme. É bom pai, bom filho, bom amigo e isso pesa.

O PP recebeu R$4,1 milhões do valerioduto, mas Corrêa reconhece só R$700 mil, que o partido alega ter usado para pagar os advogados de defesa do ex-deputado Ronivon Santiago.

¿ Se você for comparar com os casos de Roberto Brant e Professor Luizinho, vai absolvê-lo. Ele não teve saque pessoal e tem o parecer do Célio Borja dizendo que não houve quebra de decoro ¿ afirmou Negromonte.

Severino reaparece para defender correligionário

O deputado João Leão (PP-BA) reconheceu que a situação de Corrêa é difícil, mas disse que ele está confiante:

¿ Ele está confiante no seu passado, no companheirismo, mas a situação dele não é fácil.

Até o ex-presidente da Câmara Severino Cavalcanti (PP-PE), que renunciou ao mandato acusado de corrupção, apareceu na Casa para defender Corrêa:

¿ Se puder fazer algo por ele, farei. Não sou de me esconder. Mas a decisão vai depender do humor do plenário.