Título: CARNE: RÚSSIA DEVE SUSPENDER EMBARGO
Autor:
Fonte: O Globo, 15/03/2006, Economia, p. 27

Embarques de frango para o exterior caíram 8% por causa da gripe aviária

BRASÍLIA. Após três meses de embargo rigoroso por parte da Rússia, os exportadores foram informados de que o governo russo anunciará hoje o fim da suspensão das importações de carnes bovina e suína de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, estados comprovadamente livres de febre aftosa. A Rússia é o maior mercado de carne para o Brasil.

O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Gabriel Alves Maciel, confirmou que o anúncio deve ser feito hoje. Os russos suspenderam as compras em dezembro, devido ao registro de focos de aftosa no Paraná e em Mato Grosso do Sul.

A pouca oferta de carnes bovina e suína no mercado internacional, acentuada depois que a Argentina decidiu proibir as exportações, fez com que a Rússia acelerasse sua decisão.

Uma outra doença já ameaça as exportações. A gripe aviária provocou em fevereiro uma desaceleração das vendas de frango brasileiro ao exterior, o que levou os empresários do ramo a optarem por uma redução de 25% de sua produção em março.

¿ Essa redução na produção evita um excesso de oferta que poderia comprometer a rentabilidade do setor, já afetada hoje pela continua desvalorização do dólar ¿ disse Ricardo Gonçalves, presidente-executivo da Associação Brasileira dos Exportadores de Frango (Abef).

Um levantamento divulgado ontem pela Abef mostra que, em fevereiro, os embarques de frango somaram 198.887 toneladas, com queda de 8% em relação a fevereiro de 2005 e de 7% frente a janeiro último. O Brasil é o maior exportador mundial de frango.

A Abef já tinha alertado para um esfriamento do mercado mundial de frango por causa da gripe aviária na Europa, na Ásia e na África. Os surtos provocaram a cautela dos consumidores, que preferem deixar de comprar o produto, sem levar em conta sua procedência. Em fevereiro, as exportações de frango para a União Européia caíram 11% em volume e 15,5% em valor em comparação com janeiro, segundo a Abef. Para o Oriente Médio ¿ principal mercado do frango brasileiro ¿ as exportações caíram 0,8% em volume e 10% em valor. (Eliane Oliveira)