Título: DÓLAR CAI 0,37% E BOLSA SOBE 2,02%
Autor: Wagner Gomes
Fonte: O Globo, 15/03/2006, Economia, p. 27

Mercado reage bem a Alckmin. Em NY, Goldman Sachs causa euforia

SÃO PAULO, NOVA YORK e LONDRES. A notícia da escolha do governador Geraldo Alckmin como candidato do PSDB à Presidência foi bem recebida pelo mercado financeiro ontem. O principal reflexo, porém, veio de fatores externos positivos, como a recuperação das bolsas americanas e a queda da rentabilidade dos títulos do Tesouro dos EUA (de 4,77% para 4,69% ao ano nos papéis de dez anos). O Dow Jones subiu 0,68% e a Nasdaq, 1,27%.

O dólar comercial caiu pelo quarto dia consecutivo e fechou em queda de 0,37%, a R$2,126 para venda, apesar do leilão de compra de dólares feito pelo Banco Central no mercado à vista. A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou em alta de 2,02%, a 37.541 pontos.

O anúncio do balanço financeiro do Goldman Sachs Group ¿ que registrou o maior ganho trimestral da história do setor financeiro e de corretagem em Wall Street ¿ empurrou as bolsas de Nova York. O balanço é o primeiro dos cinco maiores bancos de investimentos dos Estados Unidos. As ações do banco subiram 6,2%, a maior alta em três anos.

Já a rentabilidade dos títulos do Tesouro americano caíram com os sinais de que o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) tem menos razões para continuar elevando as taxas básicas de juros.

Os ganhos do Goldman Sachs saltaram 64% no primeiro trimestre fiscal (encerrado em 24 de fevereiro), para US$2,48 bilhões. O resultado superou os prognósticos dos analistas.

¿ Tudo correu bem. É só o que se pode dizer de um resultado como este ¿ disse Anton Schutz, do Mendon Capital Advisors Corp.

(*) Com Bloomberg News