Título: EXTERMÍNIO EM BAGDÁ: 80 MORTOS
Autor:
Fonte: O Globo, 15/03/2006, O Mundo, p. 33

Bush diz que até fim do ano iraquianos controlarão maior parte do país

BAGDÁ. A polícia iraquiana encontrou 80 corpos em dois dias (68 deles ontem) em diferentes áreas de Bagdá. Aparentemente vítimas da violência sectária, todos eram homens e muitos tinham marcas de tiros e tortura. Vinte e nove foram descobertos por crianças que jogavam futebol e sentiram mau cheiro na área onde haviam sido enterrados. Quinze foram vítimas de estrangulamento e estavam num microônibus.

Procurando acalmar americanos alarmados com a intensa violência sectária que expõe o Iraque ao risco de uma guerra civil, o presidente George W. Bush prometeu que até o fim do ano a segurança da maior parte do território do país ocupado será entregue às recém-treinadas forças iraquianas.

Mais tempo para caçar terroristas no Iraque

Em discurso na noite de segunda-feira, Bush afirmou:

¿ À medida que mais policiais e soldados iraquianos capacitados começarem a atuar, eles começarão a assumir a responsabilidade por mais territórios, com o objetivo de que os iraquianos controlem mais territórios do que a coalizão no fim de 2006. E à medida que os iraquianos assumirem mais territórios, as forças americanas e da coalizão estarão livres para se concentrar no treinamento e na caçada a alvos importantes, como o terrorista (Abu Musab al-) Zarqawi (líder da al-Qaeda no Iraque) e seus associados.

Bush não assumiu, porém, qualquer compromisso com a retirada das forças americanas. O presidente também acusou o Irã de fornecer explosivos a milícias xiitas que têm atacado soldados americanos no Iraque.

Grande parte dos corpos encontrados ontem estava em Cidade de Sadr, distrito xiita de Bagdá onde domingo seis carros-bomba explodiram, matando 52 pessoas. A área é reduto de milicianos do clérigo Moqtada al-Sadr, que fez um apelo contra retaliações, sem, porém, ser totalmente atendido. Corpos de homens identificados como traidores foram pendurados em postes. No distrito de Kamaliya, policiais alertados por crianças encontraram 29 corpos numa grande vala. Alguns pareciam ter sido amarrados, vendados e torturados antes de serem mortos a tiros.