Título: Mundo tem a maior concentração de gases do efeito estufa registrada
Autor:
Fonte: O Globo, 15/03/2006, O Mundo, p. 34

Planeta caminha para catástrofe climática, alertam especialistas

GENEBRA. Os gases do efeito estufa, associados ao aquecimento global e às mudanças climáticas registradas nos últimos tempos, atingiram seus maiores níveis na atmosfera, possivelmente os maiores em 30 milhões de anos, segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM). Um comunicado das Nações Unidas sustenta que os gases ¿ CO2, metano e óxido nitroso ¿ ¿alcançaram níveis recordes em 2004¿.

Os especialistas também indicaram que um aumento anual recorde na concentração de CO2 em 2005 ¿ bem acima da média registrada nos últimos dez anos ¿ é esperado e não seria uma surpresa.

¿ Observações globais coordenadas pela OMM mostram que os níveis de dióxido de carbono (CO2), o gás mais abundante do efeito estufa na atmosfera, continua aumentando e não mostra sinais de estabilização ¿ afirmou o secretário-geral da OMM, Michel Jarraud.

Cientistas apelam por redução das emissões

O dióxido de carbono, que responde por cerca de 90% do aquecimento registrado na última década, é amplamente gerado pela atividade humana que envolve a queima de combustíveis fósseis na indústria, nos transportes e no aquecimento doméstico.

Os cientistas alertaram que as emissões precisam ser reduzidas se o mundo pretende evitar uma catástrofe climática, com fortes ondas de calor, secas, inundações e o desaparecimento de ilhas e regiões costeiras em razão do aumento do nível dos mares.

Neste primeiro boletim sobre o volume de gases do efeito estufa (que daqui para frente será anual), a OMM sustenta que, em 2004, os níveis de CO2 na atmosfera chegaram a 377,1 partes por milhão (ppm), 35% mais elevados do que os registrados antes do início da era industrial em 1750.

Em média, o aumento anual dos níveis de CO2 é de 1,9 ppm. Mas, segundo medições iniciais, a elevação, em 2005, teria chegado a 2,6 ppm.