Título: PREVIDÊNCIA VAI CORTAR 80.989 BENEFÍCIOS
Autor:
Fonte: O Globo, 16/03/2006, O País, p. 13

Ministério suspenderá pagamento de quem não se recadastrou

BRASÍLIA. O Ministério da Previdência anunciou ontem o corte de 80.989 aposentadorias e pensões de beneficiários que não atenderam ao chamado de recadastramento iniciado há quatro meses. O número representa quase 10% dos 974 mil aposentados e pensionistas convocados para a atualização de dados cadastrais em outubro. Os pagamentos dos benefícios serão suspensos dia 3 de abril. Só com este corte, a Previdência poderá economizar R$361,1 milhões por ano.

Técnicos do ministério suspeitam que entre os beneficiários não recadastrados estão integrantes de organizações especializadas em fraudes contra a Previdência. E que vários beneficiários ficaram de fora do recadastramento porque, mesmo tendo direito aos benefícios, não receberam o chamado ou não entenderam a necessidade de atualizar as fichas pessoais nos arquivos na Previdência.

- O ministério fez ampla publicidade do recadastramento, mas é possível que tenha de tudo entre os não recadastrados, desde pessoas não informadas até quadrilhas organizadas - disse o ministro Nelson Machado, semana passada, no primeiro aviso sobre os cortes.

São Paulo teve maior número de benefícios cortados

O maior número de benefícios cortados, 15.662, foi em São Paulo. Em segundo lugar na lista está o Rio de Janeiro (9.401). Minas Gerais vem em seguida (6.961). Pelos dados do ministério, a maioria dos atingidos pelos cortes está acima de 70 anos de idade (34,36%) ou abaixo de 19 anos de idade (16,54%). O ministério ainda não têm uma explicação oficial para o problema, mas em geral estes benefícios são recebidos por terceiros.

Nas próximas semanas, a Previdência Social anunciará cortes dos benefícios de aposentados e pensionistas que não atenderam aos pedidos da segunda etapa do recadastramento geral, iniciada em novembro.