Título: Decisão de recorrer ao STF contra a CPI foi de Lula
Autor: Alan Gripp, Evandro Éboli e Gerson Camarotti
Fonte: O Globo, 17/03/2006, O País, p. 5

Em reunião com ministros, presidente mostra preocupação

BRASÍLIA. A decisão de recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar engessar a CPI dos Bingos foi tomada ontem de manhã, no Palácio do Planalto, momentos antes de o caseiro Francenildo Santos Costa começar a depor. Há pelo menos quatro meses o governo estudava essa possibilidade e já tinha preparado o mandado de segurança, mas o martelo só foi batido ontem pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em reunião com ministros da coordenação política e senadores.

O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, participou da reunião e, segundo um dos integrantes do grupo, estava muito abatido e falou pouco. Lula teria se mostrado preocupado com a repercussão do caso, mas manifestou solidariedade a ele. Para assessores próximos, Lula chegou a dizer que enfrenta um jogo político-eleitoral da oposição. Por isso mesmo, disse, não pode ceder neste momento.

¿ Não vejo qualquer movimento do presidente Lula para abrir mão de Palocci. Esse tema não está na agenda do presidente ¿ disse o ministro das Relações Institucionais, Jaques Wagner.

O presidente considerou que não pode perder o principal fiador da política econômica do seu governo. Por esses relatos, Lula já teria a convicção de que Palocci realmente freqüentou a mansão onde era feita o lobby da República de Ribeirão Preto. Mas acredita que as visitas na mansão do Lago Sul eram motivadas unicamente pela amizade com os seus ex-assessores na prefeitura de Ribeirão Preto. A ser verdade isso, porém, Lula teria admitido que Palocci mentiu, já que o ministro nega ter ido à casa da República de Ribeirão.

Presidente desmente rumores da saída de Palocci

No início da noite começaram a circular rumores de que Palocci teria pedido demissão. Mas o próprio presidente se encarregou de desmentí-los. Cercado por jornalistas numa solenidade na Confederação Nacional da Indústria (CNI), Lula deu respostas curtas e diretas sobre o assunto, negando a saída.

Na reunião da manhã no Planalto, ficou decidido que o governo poderá recorrer novamente ao Supremo, caso a CPI abra novas frentes de investigação sem relação com a apuração dos crimes ligados a casas de bingo. Até agora, 17 recursos já foram aceitos pelo Supremo.

Além do presidente e de Palocci, participaram da reunião os ministros Luiz Dulci (Secretaria Geral da Presidência), Dilma Rousseff (Casa Civil), Jaques Wagner (Relações Institucionais) e Ciro Gomes (Integração Nacional), além dos senadores Tião Viana (AC) e Aloizio Mercadante (SP), líder do governo.

¿ Palocci já agüentou tanta pressão por este governo que o governo tem que agüentar um pouco por ele ¿ disse outro participante da reunião.

COLABOROU Geralda Doca