Título: OPOSIÇÃO, IRRITADA, DECIDE ABRIR SESSÃO
Autor: Bernardo de La Pena
Fonte: O Globo, 17/03/2006, O País, p. 8

Apelo do PT ao STF leva líderes de PFL e PSDB a rever acordo de partidos

BRASÍLIA. O acerto era para que o depoimento de Francenildo Costa na CPI dos Bingos fosse numa sessão fechada. Havia até um acordo entre vários partidos, feito anteontem. Mas a decisão do governo em recorrer ao STF para suspender a reunião irritou os líderes da oposição e o presidente da CPI, Efraim Morais (PFL-PB), que já ia pedir para esvaziar a sala, mudou de idéia e optou por fazê-la aberta.

O receio dos senadores governistas era de que a sessão virasse uma exposição da vida pessoal de Antonio Palocci. Tião Viana (PT-AC) disse que, por isso, recorreu ao STF.

¿ Não se pode destruir famílias dessa maneira ¿ justificou o senador petista.

O líder do PSDB no Senado, Artur Virgílio (AM), garantiu que seu partido não iria explorar a vida pessoal do ministro e afirmou também que apoiaria a sessão fechada. Os senadores debatiam o assunto até que José Jorge (PFL-PE) leu a íntegra do pedido de liminar do PT, que pedia muito mais do que a suspensão da sessão.

Pedido do PT ao STF incluía fim de investigações

No pedido, Tião Viana incluiu o fim das investigações de várias denúncias contra o PT, como os assassinatos de prefeitos do partido, o caixa dois em campanhas eleitorais, a remessa de dinheiro de Cuba para a campanha da Lula em 2002 e a exploração da vida íntima de políticos do PT.

Essa informação foi o estopim e irritou os senadores da oposição. Antônio Carlos Magalhães (PFL-BA) reagiu de forma dura:

¿ O PT quer é fechar o Congresso Nacional! ¿ disse.

A partir daí, as críticas foram mais duras e Virgílio retirou o apoio à sessão fechada.

¿ Presidente, faça a sessão aberta mesmo ¿ pediu Virgílio a Efraim Moraes.

Ideli: ¿Não queremos que isto aqui descambe para o sexo¿

O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) chegou a apelar dizendo que os telefones do Senado não paravam de tocar com gente querendo assistir ao depoimento do caseiro. O pedido foi aceito. Nem mesmo o apelo da senadora Ideli Salvatti (PT-SC) demoveu o presidente da CPI:

¿ Não queremos que isto aqui descambe para o sexo.

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) até que tentou tranqüilizar os governistas. Alegou que o ministro Palocci não tinha o que temer porque sempre foi muito bem tratado pelos integrantes da CPI dos Bingos. Simon chegou a citar Antônio Carlos Magalhães como exemplo:

¿ Palocci sempre foi recebido com maior respeito e carinho. Até pelo senador Antônio Carlos ¿ disse Simon.

O senador baiano então respondeu:

¿ Vossa Excelência queria que eu o tratasse como? O tratasse mal?

¿ Não. Mas não precisava tratá-lo tão bem ¿ disse Simon, provocando risadas dos colegas, até de Antonio Carlos.