Título: CÚPULA DA CPI DOS CORREIOS BRIGA A UMA SEMANA DO FIM
Autor: Bernardo de La Pena
Fonte: O Globo, 17/03/2006, O País, p. 8

ACM Neto não aceita que Rands tenha acesso a texto sobre fundos de pensão. `É como dar o relatório final da CPI a Duda¿

BRASÍLIA. Menos de uma semana antes da data para a apresentação do relatório da CPI dos Correios, uma reunião entre representantes dos três maiores fundos de pensão do país ¿ Previ (Banco do Brasil), Petros (Petrobras) e Funcef (Caixa Econômica) ¿ e o relator da comissão, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), abriu ontem uma crise na cúpula da CPI.

Depois de receber a informação de que Serraglio deu ao relator-adjunto petista, Maurício Rands (PE), a tarefa de fazer um ajuste técnico entre as informações levadas pelos fundos e as contidas em seu relatório, o sub-relator Antônio Carlos Magalhães Neto (PFL-BA) reagiu irritado: desistiu de entregar a versão final do documento, já pronta, e embarcou para a Bahia dizendo que enquanto não houver acordo não apresentará a conclusão das investigações.

A decisão pode atrasar os trabalhos da CPI. Os representantes dos fundos foram recebidos por Serraglio a pedido do presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), e entregaram documento contestando critérios adotados por Neto para tratar dos investimentos feitos por eles nos bancos BMG e Rural ¿ que emprestaram o dinheiro que o empresário Marcos Valério afirma ter distribuído entre aliados do PT e do governo.

¿ Não posso aceitar uma coisa dessas. Seria como dar o relatório final ao Duda (Mendonça) ou ao Marcos Valério antes do fim da CPI. Não estou comparando, mas os fundos foram investigados (por mim) ¿ afirmou Neto. ¿ Osmar e Delcídio (Amaral, presidente da CPI) têm o direito de fazer o que quiserem com o relatório. Mas Rands não. Eu preciso de bedel? Uma banana! Rands não foi a uma reunião da subcomissão. Ele vai entregar o relatório aos fundos.

Neto reclamou que Serraglio deveria tê-lo chamado. Serraglio minimizou o caso e disse que procurará o deputado para resolver o mal-entendido. Segundo ele, Rands foi chamado para ajudar nas reuniões de técnicos da CPI com os fundos, e a idéia é só ajustar padrões técnicos:

¿ Se houve esse mal-entendido, ele (Neto) pode fazer o encontro dos técnicos. É até mais adequado. E ninguém terá acesso ao relatório. Eu disse isso na reunião.

Petros apresentou explicações sobre a Gamecorp

A Petros apresentou ainda a Serraglio explicações sobre a compra da Gamecorp, empresa da qual é sócio Fábio Luiz Lula da Silva, filho de Lula, pela Telemar, empresa da qual o fundo é sócio. O negócio é citado no relatório de Neto, que pede uma investigação do Ministério Público sobre o assunto.