Título: GOVERNISTAS NÃO IMPEDEM PRÉVIAS DO PMDB
Autor: Adriana Vasconcelos e Isabvel Braga
Fonte: O Globo, 17/03/2006, O País, p. 10

Reunião sobre adiamento da escolha foi suspensa porque não haveria votos para alterar decisão

BRASÍLIA. A ala governista do PMDB sofreu ontem uma derrota e não conseguiu impedir a realização das prévias no domingo, marcadas para escolher o candidato do partido à Presidência. A reunião da executiva nacional que os governistas haviam convocado para discutir o adiamento foi suspensa pelos próprios governistas, depois da constatação de que não teriam votos suficientes para alterar a decisão de fazer as prévias.

¿ Eles sofreram uma derrota fragorosa ¿ comemorou Anthony Garotinho.

Diante do cancelamento da reunião da executiva, os defensores da candidatura própria fizeram um ato de apoio aos dois pré-candidatos, Garotinho e o governador gaúcho, Germano Rigotto. O presidente do partido, deputado Michel Temer (SP), disse acreditar que o partido não mudará a posição independentemente da manutenção ou não da verticalização.

Na avaliação dos governistas, a derrota teria sido, em parte, resultado de uma ofensiva de Garotinho, que conseguiu destituir o líder na Câmara, substituindo o deputado Wilson Santiago (PB) por Waldemir Moka (MS). Este grupo, porém, não havia conseguido digerir o que considerara uma traição do ministro da Saúde, Saraiva Felipe, que teria dado aval para os sete deputados mineiros do partido ajudarem a destituir Santiago.

Governistas pretendem agora antecipar convenção

O grupo governista agora tem esperança de mudar a situação com a antecipação da convenção nacional, que foi marcada para 8 de abril, na qual pretendem reabrir a discussão sobre o lançamento da candidatura própria.

¿ Essa convenção foi convocada com o apoio de 12 diretórios estaduais e acontecerá depois de o Supremo Tribunal Federal decidir sobre a verticalização (regra que estabelece que as alianças nacionais devem ser respeitadas pelos estados). E vai discutir as alianças estaduais e a candidatura própria ¿ confirmou o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Apontado por muitos como favorito na disputa do domingo, Garotinho avisou que vai jogar duro para impedir que uma nova convenção do PMDB altere a decisão do partido de lançar um candidato próprio. Ele lembrava ontem que para alterar essa determinação os governistas vão precisar de dois terços dos votos dos convencionais.

¿ Eles (governistas) estão tentando ganhar tempo para manter os cargos no governo ¿ ironizou Garotinho.