Título: EXÉRCITO MOSTRA COMO A BANDA TOCA
Autor: Sérgio Ramalho
Fonte: O Globo, 17/03/2006, Rio, p. 12

Acordes substituem protestos em frente ao CML

Parecia uma comemoração: dois dias depois de anunciar a recuperação das armas roubadas de um quartel em São Cristóvão, o Exército pôs a banda para tocar, atraindo curiosos ontem à tarde para a porta do Palácio Duque de Caxias, sede do Comando Militar do Leste (CML), no Centro. Foi a primeira apresentação da banda do Primeiro Batalhão de Guarda (BG) dentro do projeto Banda no Palácio, que tem o objetivo de estreitar o relacionamento com a população, explicou o tenente-coronel Munir El Mohi, do Serviço de Relações Públicas (5ª Seção) do CML.

Na semana passada, no mesmo lugar, moradores do Morro da Providência (que fica ao lado do CML) realizaram por três dias seguidos manifestações contra a ocupação do Exército no morro. Eles acusaram os militares de violência e arbitrariedades.

Segundo o tenente-coronel Munir, o número de pedestres naquela região ¿ quase todos seguem em direção à Central do Brasil para embarcar nos trens ¿ é muito grande. O CML pôs à disposição das pessoas 120 cadeiras, mas nem todas foram ocupadas. A maioria preferiu assistir em pé à apresentação. A banda executou marchas militares e um repertório que incluía músicas populares.