Título: EXÉRCITO CAÇA MAIS 5
Autor: Sérgio Ramalho
Fonte: O Globo, 17/03/2006, Rio, p. 12

Ex-cabo que confessou participação no roubo de armas denuncia os cúmplices

Apontados em depoimento do ex-cabo Joelson Basílio da Silva, de 23 anos, cinco suspeitos de participação no ataque ao Estabelecimento Central de Transportes (ECT), em São Cristóvão, estão sendo procurados pelo Exército. Com base nas informações, a Justiça Militar concedeu os novos mandados de prisão e de buscas e apreensão. Entre os investigados pelo Exército figuram outros dois ex-militares, um deles ex-sargento.

Envolvidos nas investigações não descartam a participação de militares da ativa no roubo dos dez fuzis e da pistola 9mm do ECT, na madrugada do último dia 3. Há indícios de conivência de pelo menos um integrante do corpo da guarda da unidade. O suspeito seria amigo do ex-cabo. Joelson serviu por cinco anos no ECT e foi desligado no fim de fevereiro, três dias antes do ataque ao quartel. Em depoimento, o ex-militar denunciou alguns envolvidos no roubo, mas não citou ninguém em atividade na unidade.

Preso enquanto prestava depoimento no Batalhão da Guarda do Exército, o ex-cabo admitiu participação no ataque após ser confrontado com as provas: foi reconhecido por um sentinela, deixou impressões digitais no portão de entrada do ECT e foi filmado durante o assalto. Ele denunciou os cúmplices com o objetivo de diminuir sua punição. O primeiro denunciado foi o ex-soldado Carlos Leandro de Souza, que foi preso na Favela do Dique, no Jardim América. Joelson e Carlos já haviam sido investigados por suspeita de ligação com traficantes. Os dois vivem em comunidades dominadas pela mesma facção criminosa e que estiveram ocupadas pelo Exército após o roubo das armas.

No depoimento, o ex-cabo disse ter recebido apoio de mais cinco pessoas ligadas ao tráfico no Complexo do Alemão. Embora não tenha citado os nomes completos, os responsáveis pelo IPM conseguiram identificar três dos denunciados pelos apelidos, com ajuda de dados da Polícia Civil.