Título: EM SP, EMPREGO CRESCE APENAS 0,14%
Autor: Geralda Doca
Fonte: O Globo, 17/03/2006, Economia, p. 22

Para diretor do Centro das Indústrias, momento é preocupante

SÃO PAULO. Mais um índice mostrou uma lenta recuperação do mercado de trabalho na indústria paulista. Segundo pesquisa divulgada ontem pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), o nível de emprego apresentou variação de 0,14% em fevereiro sobre janeiro. Isso representou a abertura de 2.800 postos de trabalho, abaixo do total do mesmo mês do ano passado (8.140 vagas).

Para o diretor de Economia da entidade, Boris Tabacof, a indústria no estado vive um momento ¿preocupante e de desânimo¿. Na quarta-feira, sondagem divulgada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) registrou alta de apenas 0,12% do emprego em fevereiro, sem ajuste sazonal, resultado considerado chocho pela entidade.

¿ O ambiente na indústria é de desânimo, e o problema é que não está havendo investimentos ¿ disse Tabacof.

Em 2006, a pesquisa do Ciesp acumula variação de 0,17% e, em 12 meses, de 0,27%. O desempenho não foi homogêneo no estado. Na Grande São Paulo, o emprego caiu 0,11% em fevereiro. Já no interior houve alta de 0,68%.

O Ciesp atualizou a sua pesquisa, tendo como referência a Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de 2004, e não mais a de 2000.