Título: CHINA DECIDE LIBERAR SOJA TRANSGÊNICA BRASILEIRA
Autor: Eliane Oliveira
Fonte: O Globo, 17/03/2006, Economia, p. 25

País asiático é o maior comprador do produto.Negociação também envolve exportação de carne do Brasil

BRASÍLIA. Às voltas com uma briga sem precedentes com o Brasil, por conta da negociação do preço do minério de ferro, a China fez ontem uma concessão há muito pedida pelos exportadores brasileiros de soja transgênica. O governo chinês autorizou o Brasil a exportar o produto geneticamente modificado por um prazo de cinco anos, sem burocracia. Até o ano passado, a certificação tinha de ser emitida anualmente.

A decisão do governo chinês foi tomada depois que o Ministério da Agricultura enviou à China, no início deste mês, uma missão para negociar com as autoridades daquele país um prazo maior na certificação do produto brasileiro. Para a coordenadora de Acordos Bilaterais do ministério, Denise Euclydes Mariano, a medida dará mais segurança ao setor exportador.

¿ Conseguimos o máximo que a legislação deles permite. Essa decisão representa uma maior previsibilidade na exportação brasileira de soja para a China ¿ disse ela, que participou da missão.

Já o coordenador de Biossegurança do Ministério da Agricultura, Marcus Vinicius Coelho, afirmou que a certificação amplia a cooperação entre o Brasil e a China.

Os chineses são os principais compradores de soja do Brasil. E as exportações brasileiras representam 30% do total importado pela China. Em 2005, foram vendidos para aquele país US$1,7 bilhão e, em fevereiro último, o Brasil exportou US$124,7 milhões de soja ao mercado chinês.

O Brasil também negocia com a China o reconhecimento de frigoríficos para que o país possa, finalmente, exportar carne brasileira para o mercado chinês. A medida faz parte de uma série de compromissos firmados pelo país asiático em troca do reconhecimento, pelo governo brasileiro, do status de economia de mercado.