Título: BANQUEIROS NÃO ECONOMIZAM AO ELOGIAR PALOCCI
Autor: Ronaldo D'Ercole
Fonte: O Globo, 18/03/2006, O PAÍS, p. 8

Presidentes de bancos dizem acreditar, porém, que saída do ministro não provocaria turbulências no mercado

SÃO PAULO. O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, saiu ontem em defesa do ministro da Fazenda, Antonio Palocci, que vem sendo alvo de ataques de políticos da oposição. Em discurso a uma platéia de banqueiros na posse do novo presidente da Associação Brasileira de Bancos Internacionais (ABBI), Meirelles destacou a importância de Palocci para o bom momento da economia brasileira. ¿ Eu gostaria de enfatizar o papel fundamental na economia exercido hoje pelo ministro Antonio Palocci ¿ disse o presidente do BC, para em seguida listar o que considera virtudes do ministro: ¿ Ele tem uma combinação rara de qualidades, tem raciocínio científico devido à sua formação médica, capacidade de absorção de situações complexas, uma habilidade política muito pronunciada, serenidade e persistência.

Economia e política separadas

Também presente no evento da ABBI, o presidente do Bradesco ¿ que registrou, no ano passado, o maior lucro entre as instituições financeiras de toda a América Latina ¿ e da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), Márcio Cypriano, disse que a equipe econômica comandada por Palocci se mostrou ¿muito boa¿ e competente até aqui. Segundo ele, o fato de o ministro estar sob fogo cerrado da oposição não deve trazer maiores problemas para a economia: ¿ A economia está totalmente desvinculada do aspecto político. Apesar de todos os problemas que têm ocorrido, o dólar continua em baixa e a bolsa em alta. Há uma clara distinção entre parte política e econômica. Perguntado se a saída de Palocci nas atuais circunstância não seria desejável, Cypriano respondeu: ¿ Acho que nem se cogita. O presidente do HSBC, Emílson Alonso, que assumiu a direção da ABBI, fez coro a Cypriano. Creditou a Palocci a ¿base de tranqüilidade de expectativas¿ que existe hoje em relação à economia e lembrou da disposição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de mantê-lo no cargo. Sobre uma eventual saída de Palocci do governo, disse: ¿ Eu acho que nada aconteceria, porque o presidente Lula tem o compromisso muito forte de manter o alinhamento econômico que vem sendo dado.

¿Pedido de saída é jogo político¿

Geraldo Carbone, presidente do BankBoston, reconheceu que a disputa política em torno da CPI dos Bingos acaba causando mal-estar e alguma desconfiança no mercado, mas descartou rupturas no processo econômico em razão da turbulência política. ¿ A confiança que se tem no Brasil hoje e nos seus fundamentos econômicos reais é muito grande. É por isso que, apesar de todo esse embate político, as coisas vão bem ¿ disse Carbone. Sobre uma eventual saída de Palocci da Fazenda, disse também não acreditar que isso vá acontecer. ¿ Os pedidos de saída de Palocci (pelas oposições) faz muito mais parte do jogo político e do ano eleitoral do que qualquer ameaça real de saída do ministro. Não trabalho com a saída do ministro no curto prazo.