Título: PARTIDOS ESPERAM DECISÃO DO STF
Autor:
Fonte: O Globo, 19/03/2006, O País, p. 9

Verticalização das coligações nas eleições deste ano deve ser mantida

BRASÍLIA. O Supremo Tribunal Federal deverá confirmar na próxima semana, com o voto favorável de pelo menos seis ministros de um total de 11, a vigência, nas eleições deste ano, da verticalização, regra pela qual as alianças estaduais entre os partidos devem ser coerentes com as alianças nacionais. A decisão embaralha ainda mais o cenário político-eleitoral.

O PMDB dificilmente conseguirá levar adiante a tese da candidatura própria. O PSDB sofre os efeitos com a pressão de seu aliado preferencial, o PFL, que cobrará mais caro ¿ apoio nas eleições regionais e cargos cobiçado num eventual governo de Geraldo Alckmin ¿ pela aliança.

Nas negociações, os pefelistas dirão aos tucanos que, em troca, precisam do apoio do PSDB em alguns estados, para garantir ao PFL a eleição de novos governadores e o aumento da bancada na Câmara. Um dos casos mais emblemáticos é o da Bahia. O senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), defensor da candidatura Alckmin, quer que o PSDB baiano apóie a reeleição do governador Paulo Souto. A proposta esbarra no líder do PSDB na Câmara, Jutahy Junior (BA), opositor do carlismo.

Ainda por causa da verticalização, a aliança PSDB-PFL terá problemas no Maranhão, Sergipe, Piauí, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e no Rio de Janeiro.

¿ Qualquer aliança requer atenção às alianças nos estados¿ diz o líder do PFL na Câmara, Rodrigo Maia (RJ). ¿ As coligações regionais terão o mesmo peso da nacional.