Título: STJ GARANTE A REALIZAÇÃO DAS PRÉVIAS DO PMDB HOJE
Autor:
Fonte: O Globo, 19/03/2006, O País, p. 9

Rigotto e Garotinho comemoram derrubada de decisão anterior

BRASÍLIA. O PMDB conseguiu garantir a realização das prévias do partido para escolher o pré-candidato à Presidência da República. O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Hamilton Carvalhido suspendeu sexta-feira às 23h40m a liminar concedida pela manhã pelo presidente da Corte, ministro Edson Vidigal, que impedia a realização da consulta eleitoral da sigla marcada para este domingo em 27 unidades da federação. Para conceder a nova liminar, o ministro considerou que havia ¿perigo para o partido¿ na demora em apreciar os recursos impetrados devido ao fato de a estrutura para a consulta já estar montada.

Disputam as prévias do PMDB o governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, e o ex-governador do Rio Anthony Garotinho. Os dois acompanharam em Brasília a guerra judicial e comemoraram a decisão de Carvalhido:

¿ A decisão restabeleceu a autonomia do partido. A decisão anterior parecia mais a decisão de um candidato ao governo do Maranhão do que a de uma importante Corte da Justiça brasileira. Foi uma vitória das bases ¿ disse Garotinho.

Presidente do STJ se declara candidato no Maranhão

O presidente do STJ passou a sexta-feira no Maranhão declarando que será candidato ao governo do estado. Isto possibilitou que o pedido de suspensão da liminar fosse analisado por outro ministro.

No mandado de segurança impetrado sexta-feira à noite pelo presidente do PMDB, deputado Michel Temer (SP), foi solicitada a suspensão da decisão que impedia a realização das prévias até o julgamento do mérito da matéria pelo plenário do Tribunal. Os advogados argumentaram que não seria razoável que apenas dois dias antes da data marcada para a consulta houvesse uma reclamação requerendo sua suspensão. No recurso, eles ressaltaram ainda os prejuízos que seriam causados ao partido caso fosse mantida a decisão de Vidigal. ¿A realização de uma convenção de tamanho porte demanda tempo, dinheiro, desgaste político, entre outras questões¿, alegou a defesa.

A expectativa é de que participarão das prévias neste domingo mais de 26 mil peemedebistas que têm cargos eletivos e dirigentes estaduais nas capitais dos estados.