Título: APELOS POR MAIS SAÚDE E EDUCAÇÃO
Autor: Evandro Éboli
Fonte: O Globo, 19/03/2006, O País, p. 17

Etnias querem partos normais para as índias e incentivo à medicina dos pajés

BRASÍLIA. O presidente da Funai, Mércio Pereira Gomes, evita condenar a lista de pedidos exagerados apresentados pela comunidade indígena. Ele prefere exaltar a organização da conferência nacional que irá ocorrer e destacar que essa é a primeira vez que eles são consultados.

Segundo Mércio, o documento final, a ser aprovado na conferência, definirá a nova política indigenista do país.

¿ Não será algo que irá ficar apenas no papel. Vai sair desse encontro uma política de Estado, que resultem em mudanças de fato ¿ disse Mércio Pereira.

Funai: índios decidirão sobre documento final

O presidente da Funai disse que, lendo as reivindicações, pode parecer difícil atender alguns dos pedidos dos indígenas, mas afirmou que na conferência haverá nova discussão e votação pelos índios, que decidirão quais vão integrar o documento final.

¿ Mas também não acho que sejam reivindicações exageradas. É preciso levar em conta que esta é a primeira vez na história que os índios foram ouvidos. Vai se chegar no consenso ¿ disse Mércio.

Os índios querem um novo perfil do indigenista, mais ¿engajado¿, que seja alguém que ¿trabalhe mais no campo e menos no gabinete¿. ¿O novo indigenista tem que ter amor amor pela causa indígena e saber diferenciar uma etnia da outra¿, pedem os bororos e terenas.

Na área de saúde, os indígenas querem que suas mulheres grávidas sejam submetidas somente ao parto normal. Reivindicam cotas do Sistema Único de Saúde (SUS) em hospitais particulares e, ao mesmo tempo, incentivo à medicina tradicional e remuneração dos pajés, dos xamãs, dos curandeiros e das benzedeiras.

Na educação, os índios querem a criação da Universidade Federal Indígena e que as suas histórias façam parte do currículo de ensino nas escolas de todo país. Eles exigem ainda que todo o acervo de suas tribos que estejam em poder de museus, universidades, igrejas e organizações não-governamentais seja devolvido às comunidades.

Debate também sobre a tutela indígena

É unanimidade entre os índios a manutenção da tutela. No máximo, pedem que este nome seja trocado por proteção especial. Mércio Pereira afirmou que a compreensão da tutela varia de cada etnia. Há 225 etnias diferentes no país.

¿ A tutela é um instrumento de proteção a mais. Há índios com variações de compreensão diferenciadas. Uns precisam de mais proteção que os outros, mas a incapacidade civil dos índios acabou ¿ afirmou o presidente da Funai.