Título: LIVRO TRAZ BASTIDORES DAS GRAVAÇÕES DE `FALCÃO¿
Autor: Mauro Ventura
Fonte: O Globo, 19/03/2006, Rio, p. 21

MV Bill e Celso Athayde vão utilizar material para fazer filme a ser lançado em outubro

¿Falcão ¿ Meninos do tráfico¿ esteve para ser exibido no ¿Fantástico¿ em 3 de agosto de 2003. Três dias antes, porém, MV Bill e Celso Athayde cancelaram a exibição, alegando ¿motivos de foro íntimo¿. À época, especulou-se que tinham sido ameaçados de morte. Eles negaram e, hoje, explicam que queriam ter um ¿projeto ideológico consistente¿. Acharam que, se tivessem exibido o filme em 2003, teriam desfrutado de 15 minutos de fama, mas o trabalho não teria tido desdobramento.

Documentário será exibido na série Encontros O GLOBO

Agora tem. Junto com o documentário está saindo o livro ¿Falcão ¿ Meninos do tráfico¿ (Editora Objetiva), um impressionante relato dos bastidores das gravações. E, no dia 12 de outubro, lançam nos cinemas outro filme baseado no material, o longa-metragem ¿Falcão ¿ O sobrevivente¿, com distribuição da Columbia Pictures.

O documentário que vai ao ar hoje será mostrado também na quinta-feira, às 19h, no GLOBO, dentro da série Encontros O GLOBO. Após a exibição, haverá debate com Bill. No mesmo dia, às 10h, ele participa de um bate-papo e faz sessão de autógrafos do livro na Cidade de Deus. A última oportunidade de ver o filme será no dia 3, às 19h, no Odeon BR, quando haverá ainda noite de autógrafos do livro.

O roteirista da Globo Rafael Drago, que acompanhou toda a edição do material, diz que pela primeira vez as pessoas vão entender o que é a cultura da violência:

¿ Não queremos que ninguém fique sem dormir após ver o documentário, mas, sim, que perceba: ¿O buraco é mais embaixo, e tem a ver com você.¿

Como diz Bill: ¿Ou a gente tem um Brasil só ou tem dois. Parece que estão cuidando mais de um e esquecendo o outro. Só que este está crescendo e se transformando num monstro.¿