Título: VIOLÊNCIA CRESCEU DURANTE AS AÇÕES DOS MILITARES
Autor: Ludmila de Lima
Fonte: O Globo, 19/03/2006, Rio, p. 24

Roubos de veículos dobram em Niterói, São Gonçalo e Maricá

Além da migração de traficantes, a operação do Exército pode ter levado ao aumento dos índices de criminalidade do outro da lado da Baía. Pelas estatísticas das delegacias legais de Niterói, São Gonçalo, Maricá e Itaboraí, os números dos principais delitos registrados pela Polícia Civil cresceram durante os sete primeiros dias em que o Exército e a Secretaria Estadual de Segurança Pública fizeram operações nas favelas do Rio em busca de dez fuzis e uma pistola roubados de um quartel das Forças Armadas.

O número de roubos de veículos mais que dobrou: enquanto de 4 a 10 de março do ano passado foram 35 casos, no mesmo período deste ano houve 76 ocorrências. Um aumento de 117%. Neste período também houve aumento do número de assaltos a transeuntes: de 50 em 2005 para 84 em 2006, um aumento de 68%.

Polícia Civil confirma migração de traficantes

O comandante do 12º BPM, tenente-coronel Marcus Jardim, afirma que sempre que há uma repressão maior ao comércio de drogas, os traficantes mudam seu campo de atuação:

¿ Toda vez que o tráfico é sufocado, há uma expectativa de aumento de outros crimes, como roubos de carros e assaltos a transeuntes.

O diretor do Departamento de Polícia Civil de Niterói e São Gonçalo, delegado Wilson da Costa Vieira, também ressaltou a mudança de área dos bandidos:

¿ Essa migração acontece sempre. Quando aperta de um lado, os traficantes procuram refúgio em outro lugar.

Para o chefe da PF, o fortalecimento das quadrilhas com mais homens e armas também pode ter desencadeado o aumento da criminalidade:

¿ Todo tipo de violência decorre do tráfico. Para praticar um roubo, o ladrão utiliza armas do tráfico.

Delegado pede reforço à Polícia Militar

O número de casos de roubos e furtos de veículos em São Francisco e Charitas na última semana levou o delegado da 79ª DP (Jurujuba), Sarmet Franco, a pedir ao 12º BPM reforço do policiamento. Do dia 7 ao dia 11 deste mês, a delegacia registrou três roubos e quatro furtos de veículos, que teriam sido praticados por uma quadrilha especializada. Fontes da polícia dizem que os criminosos seriam ajudados por flanelinhas, que, de hoje até o dia 31 deste mês, serão cadastrados pela 77ª DP (Icaraí) e pela 78ª DP (Fonseca).

ESSA MATÉRIA ESTÁ PUBLICADA HOJE NO GLOBO NITERÓI

HISTÓRIAS DA ZONA DE GUERRA nas páginas 34 e 35