Título: SECRETÁRIO DIZ QUE OBRAS FORAM FEITAS
Autor: Carla Rocha e Fábio Vasconcelos
Fonte: O Globo, 19/03/2006, Rio, p. 32

Segundo ele, critério foram contratos executados e vistoriados por engenheiros

O secretário estadual de Integração Governamental, Luiz Rogério Magalhães, responsável pela consolidação da lista oficial das 10 mil obras dos governos Rosinha e Garotinho, defendeu o conteúdo do balanço assegurando que somente foram incluídos itens executados. Apesar de nem todas as 645 ruas de Nova Iguaçu não terem sido pavimentadas e de o pavilhão Miguel Couto do Hospital São Sebastião do Caju estar em situação precária, inclusive com o segundo andar desativado, Magalhães garantiu que os contratos foram cumpridos e as obras, vistoriadas por engenheiros.

¿ Todas elas são obras entregues. Não se considera nenhuma obra em andamento ¿ disse. ¿ O critério que o estado adotou é que cada obra tem um contrato. O contrato descreve o que era para ser feito, e aquilo ali foi feito. Agora, se essa obra era a única e a exclusiva que deveria ter sido feita para colocar em funcionamento a unidade, eu não sei te dizer porque eu não consigo decorar as dez mil obras como você ¿ ironizou o secretário.

O secretário negou que houvesse na lista itens como ¿gestão do trabalho do preso¿. Sobre o fato de não haver ¿centenas de salas de aula¿ na lista, como afirma a propaganda da TV, Magalhães alega que só responderá sobre o que consta em seu relatório:

¿ No meu relatório não está escrito centenas de salas de aula.

Magalhães disse que enviaria ao jornal cópia dos contratos da pavimentação das ruas de Nova Iguaçu, do Hospital São Sebastião do Caju e da escola de Iguaba Grande. Mas os documentos não chegaram até a sexta-feira à noite.

O secretário de Fazenda do governo de Benedita da Silva, Nelson Rocha, criticou a contagem das obras em seis anos e meio. Segundo ele, ao excluir os nove meses da administração de Benedita, a propaganda ganha conotação eleitoral:

¿ Eles (Rosinha e Garotinho) querem se sobrepor à instituição Estado. Não se pode fazer propaganda de pessoas, mas sim de governo.

Rocha reconhece que não foram feitas obras no governo de Benedita, mas atribuiu o problema à falta de dinheiro.