Título: `Deixei meus documentos com eles¿
Autor: Alan Gripp
Fonte: O Globo, 20/03/2006, O País, p. 3

BRASÍLIA. O caseiro Francenildo Santos Costa contou que estava numa sala da Polícia Federal na hora em que foi emitido seu extrato bancário: 20h58min21s, segundo publicou a revista ¿Época¿. Nildo garantiu que naquele dia não esteve em um caixa eletrônico.

Onde você estava às 20h58m21s da última quinta-feira?

FRANCENILDO SANTOS COSTA: Estava sob proteção da Polícia Federal. Eles estavam fazendo o processo (de inscrição no programa). Tirando cópias para eu poder assinar e entrar no programa. Numa sala lá.

Você estava sozinho?

NILDO: Estávamos eu e algumas pessoas da Polícia Federal. Nunca estive só na sala. Estava sempre acompanhado de dois, três.

Seus documentos estavam com você?

NILDO: A identidade foi selecionada e o CPF, para inscrever no processo do programa lá. Aí, na última hora veio para pedir meu cartão de crédito (de banco). Me perguntou se tinha conta, disse que sim, aí pediu meu cartão e eu entreguei. Foi só isso.

Isso foi que horas?

NILDO: Foi por volta dessa hora aí (cerca de 21h). Eu estava na proteção da polícia, num prédio da Polícia Federal, como vou sair para tirar um extrato? Não tem nada a ver. O extrato tira durante o dia, né? Quando a Caixa está aberta.

O que eles diziam pra você?

NILDO: Que tava demorando por causa de uma máquina de xerox lá, para tirar (cópias) de três folhas.

Não há nenhuma chance de você ter ido a um caixa eletrônico?

NILDO: Não. Isso eu posso afirmar. Nem sei se na Polícia Federal tem caixa eletrônico. Não estava precisando de dinheiro, deixei meus documentos todos com eles, até o meu celular eu entreguei.

Quanto tempo você ficou esperando para tirar cópia dos documentos?

NILDO: Dez ou 20 minutos.

Sua senha é fácil de gravar?

NILDO: Não. Tem a senha e ainda três palavras que tem que digitar. Isso eu estranhei (porque acabara de registrar letras de segurança de acesso aos dados). Um mês antes escolhi as três letras no Gilberto Salomão (centro comercial onde há uma agência da Caixa).

Você não contou para ninguém a senha?

NILDO: Não, só dei meu cartão. Achei esquisito pedirem meu cartão da Caixa. Não vou dar minha senha, né? Eles pediram para tirar uma cópia, não para ir ao caixa eletrônico.

Para onde você foi levado após se inscrever no programa?

NILDO: Eu estava sob proteção, dormi numa casa em que eles me levaram, mas não sei onde é.