Título: LULA VISITA OBRA PARA A QUAL NÃO DEU UM CENTAVO EM 2005
Autor: Heliana Frazao
Fonte: O Globo, 20/03/2006, O País, p. 5

SALVADOR. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visita amanhã o canteiro de obras do metrô de Salvador, que esteve paralisado de junho do ano passado a fevereiro deste ano por falta de repasse de verbas federais. A carência de recursos resultou em demissões em massa.

Acompanhado do ministro das Relações Institucionais, Jaques Wagner, provável candidato do PT ao governo da Bahia nas eleições de outubro, Lula vai anunciar a retomada dos investimentos. Os trabalhos foram retomados mês passado, em duas frentes, com 150 homens, a partir da liberação de R$40 milhões dos R$72 milhões previstos para este ano.

Presidente já visitou a Bahia três vezes este ano

O presidente chegará esta noite à Bahia para cumprir mais uma extensa maratona de atividades, evidenciando a agenda de um candidato em campanha. Estão previstas visitas a quatro municípios baianos (Cachoeira, Cruz das Almas, Lauro de Freitas e Salvador). Esta é terceira viagem do presidente ao estado da Bahia somente este ano.

O último dos quatro compromissos agendados em território baiano, uma visita ao canteiro de obras do metrô de Salvador, onde ocorrerá o anúncio de investimentos, deverá constituir a situação mais delicada no roteiro presidencial.

Em Salvador, Lula poderá enfrentar um clima desfavorável porque trabalhadores demitidos do metrô prometem fazer manifestações contra o que definem como ¿travamento político explícito da obra, por total má vontade do governo Lula para com o projeto¿.