Título: `É UM CRIME DE AÇÃO PÚBLICA QUE DEVE SER APURADO¿
Autor: Alan Gripp
Fonte: O Globo, 21/03/2006, O País, p. 4

PPS pedirá que Procuradoria investigue violação

O deputado federal Roberto Freire (PPS-PE) disse que vai entregar hoje uma representação à Procuradoria da República do Distrito Federal pedindo a investigação da violação do extrato bancário do caseiro Francenildo Costa. Nildo, como é conhecido o caseiro, disse em entrevistas e à CPI dos Bingos que o ministro Antonio Palocci freqüentava a casa em Brasília que servia para festas e reuniões de seus ex-assessores de Ribeirão Preto, o que o ministro negara em depoimento à comissão. Para Freire, o caso é muito grave e representa um atentado ao regime democrático no país.

¿ Este foi um crime de ação pública que precisa ser apurado pelo Ministério Público sem vacilação. Os responsáveis têm que ser identificados e punidos. O governo não pode utilizar instituições para calar desafetos nem aterrorizar oposicionistas ¿ afirmou o deputado, que esteve no Rio ontem para receber uma homenagem na Câmara de Vereadores.

Freire evita acusar a CEF por violação de documento

O extrato mostra que Nildo recebeu R$38.860 numa conta corrente na Caixa Econômica Federal nos últimos três meses. Freire evitou acusar a CEF ou qualquer membro do governo pela divulgação do documento, publicado pela revista ¿Época¿, mas disse que o crime poderia favorecer o ministro Palocci.

¿ Não posso acusar quem quer que seja, nem mesmo a CEF. Mas o governo já tinha tentado calar o caseiro na CPI. Agora, a divulgação do extrato me parece uma tentativa de desclassificação dele como testemunha contra Palocci ¿ disse o deputado, que é pré-candidato do PPS à Presidência da República.

Freire lembrou que foi um dos primeiros parlamentares a pedir a demissão de Palocci quando surgiram as denúncias contra o ministro relativas à sua gestão na prefeitura de Ribeirão Preto.

¿ Se o Brasil fosse um país sério, Palocci seria um ex-ministro. Já fui à tribuna pedir sua demissão ¿ disse.

O deputado fez duras críticas ao governo, lembrando que rompeu com o PT por discordar de seus métodos de governo, como o aparelhamento do Estado, o fisiologismo e a manutenção da política econômica do governo de Fernando Henrique Cardoso.

¿ O governo do PT, que é de direita, envolveu a esquerda na prática da corrupção ¿ afirmou.