Título: MUSEU DE ALTA TECNOLOGIA PARA A LÍNGUA PORTUGUESA
Autor: Flávio Freire
Fonte: O Globo, 21/03/2006, O País, p. 10

Projeto realizado por Fundação Roberto Marinho e Secretaria da Cultura de SP tem parceria privada

SÃO PAULO. Geograficamente distantes, os oito países em que se fala o português ¿ Portugal, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Guiné Bissau, Cabo Verde e Timor Leste, além do Brasil ¿ estão agora mais próximos. Instalado no prédio da plataforma de trens da Estação da Luz, no Centro de São Paulo, o Museu da Língua Portuguesa foi inaugurado ontem e apresenta à população alta tecnologia a serviço do idioma.

Além das áreas para exposições temporárias, terminais multimídias e escritórios de gestão de conteúdo, o visitante também tem acesso à Grande Galeria, à Galeria das Influências, à Linha do Tempo e ao Beco das Palavras.

Em todo o projeto foram investidos R$37 milhões. Realizado pela Fundação Roberto Marinho e pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, o projeto teve parceria com a iniciativa privada. As obras duraram um ano e cinco meses. No total, 400 operários trabalharam na restauração e na adaptação dos quatro andares do prédio da Estação da Luz que se transformaram no museu.

Baião e fado na cerimônia de inauguração do museu

Ao som do fado ¿Foi Deus¿ e da brasileiríssima ¿Asa Branca¿, a cerimônia de inauguração reuniu o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e os ministros da Cultura do Brasil, Gilberto Gil, e de Portugal, Maria Isabel Peres de Lima. O museu mostra que a língua é o elemento fundamental da cultura de um país.

¿ Este museu é fundamental porque mostramos nossa identidade cultural, a expressão lingüística. É importante também chegar a acordos ortográficos, temos que tomar vantagem de sermos muitos milhões de pessoas com a mesma língua. O português é a quinta ou sexta língua do mundo, e temos que valorizá-la ¿ disse o ex-presidente Fernando Henrique.

Citando trechos de textos de Eça de Queiroz, o governador Geraldo Alckmin parabenizou a iniciativa:

¿ O Museu da Língua Portuguesa é importante para o Brasil e para os países da comunidade lusófona. O museu é educativo e as pessoas podem estudar toda a formação da língua portuguesa, em todos os tempos. O Eça de Queiroz diz que os brasileiros falam português com açúcar. O português vai ser a disciplina mais gostosa da nossa escola. Como dizia o Caetano Veloso , ¿minha pátria é minha língua¿, então isso vai estimular o estudo da língua portuguesa, vai ser muito importante para os estudantes, para a formação de professores e a preservação da nossa língua ¿ afirmou Alckmin.

Ministro da Guiné Bissau destaca importância do Brasil

Entusiasta do projeto, o ministro Gilberto Gil falou da importância da língua entre os povos.

¿ A língua fala por si. A importância de tratar da língua seja através dos museus, dos programas, dos acordos ortográficos, seja através dos processos de liberalização das falas novas, a língua é importante. A língua é nossa mãe. O museu cuida de todos os aspectos da língua escrita, falada, da língua dinâmica, a língua da interação, a língua do afeto, a língua do gesto, e de tudo isso este museu vai cuidar.

Prestigiando a inauguração, o ministro das Relações Exterior de Guiné Bissau, Antônio Isaac Monteiro, acentuou a importância do Brasil no desenvolvimento dos países de língua portuguesa.

¿ Isso mostra mais uma vez o importante papel do Brasil no quadro do desenvolvimento da língua portuguesa. É uma iniciativa extraordinária para o reforço da solidariedade entre os povos que falam português ¿ disse.

Para o presidente da Fundação Roberto Marinho, José Roberto Marinho, o museu promove a ligação do mundo acadêmico com o idioma falado no dia-a-dia.

¿ É fundamental as pessoas se comunicarem. É preciso ter conhecimento da língua para se aprofundar em vários temas. E nesse espaço encontramos uma forma de dirigir as pessoas ao estudo, ao interesse pela língua e também de ter uma intersecção do mundo acadêmico para o dia-a-dia ¿ disse Marinho.