Título: SERRA É FAVORITO EM SP MAS NÃO TOMA DECISÃO
Autor: Adriana Vasconcelos e Maiá Menezes
Fonte: O Globo, 21/03/2006, O País, p. 11

Prefeito teria 58% dos votos se disputa fosse com Mercadante. Com Marta, ele teria 50%

SÃO PAULO. O prefeito de São Paulo, José Serra, só não será o candidato a governador do PSDB se não quiser. Essa é a principal conclusão dos números da pesquisa Datafolha divulgados ontem, que apontam a vitória de Serra já no primeiro turno. Mesmo com o favoritismo, o prefeito não anunciou qualquer decisão sobre a disputa, defendida pelo candidato do PSDB a presidente da República, Geraldo Alckmin.

Em dois cenários com candidatos do PT, segundo a pesquisa divulgada ontem pelo jornal ¿Folha de S.Paulo¿, Serra ganha o governo paulista no primeiro turno. Quando a pesquisa mostra a ex-prefeita Marta Suplicy como adversária, ele tem 50% das intenções de voto contra 14% da petista e o ex-governador Orestes Quércia (PMDB), 15%. Quando o candidato do PT é o senador Aloízio Mercadante, o tucano tem 58% contra 12% para Mercadante e 11% para Quércia. Para Serra, o resultado da pesquisa era previsível, mas ele negou que esteja discutindo a sua candidatura.

¿ Eu achava que ia dar resultado assim. É meio óbvio. Se eu estava na frente na pesquisa nacional, depois na frente na pesquisa no estado de São Paulo para presidente, é mais ou menos evidente que estaria na frente na pesquisa para o governo do estado também. Se houvesse outra para a prefeitura também estaria.

Executiva tenta aclamar Serra, mas desiste

Ontem à tarde, na reunião da executiva estadual do PSDB, encarregada de conduzir o processo de escolha do candidato ao governo de São Paulo, houve uma tentativa de aclamação de Serra. Mas, segundo alguns dos participantes, pelo menos quatro tucanos votaram contra, argumentando que seria preciso que, pelo menos, Serra manifestasse vontade de concorrer.

Dos quatro pré-candidatos tucanos, três já abriram mão em favor de Serra ¿ o ex-ministro Paulo Renato de Souza, o deputado Alberto Goldman e o secretário municipal Aloysio Nunes Ferreira. Mas José Aníbal, que foi líder de Serra na Câmara de Vereadores de São Paulo até 3 de janeiro deste ano, mantém a sua candidatura e, caso o prefeito decida entrar na disputa, quer que o diretório aponte os critérios para a decisão. Ele aceita até a prévia, que Serra não evitou no embate com Alckmin.

Alckmin: ¿O resultado da pesquisa é espetacular¿

O governador Geraldo Alckmin comemorou o resultado da pesquisa que aponta o amplo favoritismo de Serra, mas disse que a decisão cabe ao prefeito.

¿ O resultado da pesquisa é espetacular. Mas esta questão deve ser discutida com o próprio prefeito e com o partido. É um belíssimo resultado ¿ disse Alckmin.

Mais tarde, Alckmin voltou falar da pesquisa:

¿ O resultado da pesquisa traz duas boas notícias. Uma é o belíssimo desempenho do prefeito José Serra e a outra é a aprovação ainda mais alta do governo do estado, o que me deixa feliz. Entrar sob aplausos é mais fácil, agora sair com o nível de confiança que temos em São Paulo, isso sim nos estimula à vida pública ¿ disse o governador.

No começo da tarde de ontem, em visita à obra no Campo Belo com o prefeito, a deputada Zulaiê Cobra (PSDB-SP) foi explícita no apoio a Serra:

¿ Prefeito, o senhor vai ser o que quiser. Vai seguir seu destino histórico. Só não vai ser o que não quiser.

A pesquisa Datafolha avaliou também a aprovação da administração de Serra na prefeitura. Para 41% , o desempenho é ótimo e bom. Para 35% , regular e, para 23%, ruim ou péssimo).