Título: MIL JOVENS DETIDOS POR TRÁFICO A CADA ANO
Autor: Dimmi Amora e Simone Candida
Fonte: O Globo, 21/03/2006, Rio, p. 15

Para juiz, o problema mostrado no documentário `Falcão¿ se agrava e é de difícil solução

Nos cinco primeiro anos deste século (2001/2005), 5 mil menores de 18 anos foram detidos por tráfico de drogas na cidade do Rio de Janeiro. A média de mil jovens envolvidos com o tráfico detidos por ano, de acordo com o juiz da 2ª Vara da Infância e da Juventude, Guaracy Vianna, mantém-se alta desde o século anterior, o que para ele mostra que o problema apresentado no documentário ¿Falcão ¿ Meninos do Tráfico¿, exibido anteontem pela TV Globo, vem de muitos anos.

¿ Para mim, a única surpresa foi ver que isso se espalhou pelo Brasil todo. Isso mostra que é necessário tomar providências, impedir que esses garotos cheguem ao tráfico e resgatar os que já estão. O quadro já tende a se tornar de difícil solução a longo prazo ¿ alertou o juiz.

De acordo com a assessoria de imprensa da emissora, o programa teve uma boa audiência: média de 37 pontos no Ibope. A participação também foi considerada alta: de cada cem televisores ligados, 54 estavam assistindo ao programa.

Para Unicef, programas devem investir na infância

O juiz Guaracy aponta como solução para o problema o investimento em educação e na inclusão dos jovens em programas de primeiro emprego. É o mesmo pensamento do secretário especial de Direitos Humanos da Presidência da República, Paulo Vannuchi, que fala em ¿disputar com o tráfico menino a menino¿.

¿ Se eles falam que recebem R$350 por mês, não temos um valor tão astronômico assim. Temos o programa Pró-Jovem, que hoje já atende 400 mil jovens com bolsas para ficarem o dia inteiro estudando. Queremos aumentar este valor para um universo de 2 milhões de jovens, com a ajuda de todos os níveis de governo e da sociedade ¿ disse.

Helena Oliveira Silva, oficial de projetos do Unicef no Brasil, lembra que os programas têm que ser direcionados para captar o jovem antes de ele entrar no tráfico, com idade abaixo dos 14 anos.

¿ Os projetos têm que evitar a entrada no tráfico, investindo nas família. Depois dos 14 anos, o jovem morador de favela já está numa faixa crítica com risco de mortalidade muito grande ¿ disse Helena.

O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, afirmou que está fazendo sua parte na atuação contra o tráfico de drogas no país e que a Polícia Federal, assim como a polícia de fronteira, devem reforçar sua atuação. Ele acrescentou, no entanto, que o problema é de toda a sociedade e exige atuação integrada em várias áreas.

¿ Não é um trabalho só de repressão, mas de prevenção, educação, saúde e ocupação ¿ afirmou Thomaz Bastos.

Menores de 12 anos não têm bom acompanhamento

Para o promotor Márcio Mothé, coordenador de Justiça Terapêutica do Ministério Público, o documentário mostra a realidade: a total falta de perspectiva dessas crianças.

¿ Hoje, cerca de 60% dos atos envolvendo menores no Rio que vêm parar no MP são de casos de uso de drogas ou de envolvimento com o tráfico. É preciso que a sociedade saiba que ações como a do MP, que atua de forma individualizada com o Programa de Justiça Terapêutica, precisam ser intensificadas ¿ disse.

Para Mothé, um agravante é que o Estatuto do Menor não permite que crianças de até 12 anos que cometem crimes passem por nenhum tipo de acompanhamento da Justiça, indo para os conselhos tutelares. Para o prefeito Cesar Maia, o documentário tem duplo efeito, positivo e negativo.

¿ É positivo, ao mostrar um quisto nas comunidades produzido pela varejo de drogas; e negativo, uma percepção de segmentos da classe média criminalizando as favelas ¿ disse ele.

http://www.oglobo.com.br/rio