Título: MERCOSUL ADMITE CEDER À UE PARA AVANÇAR NA AGRICULTURA
Autor:
Fonte: O Globo, 21/03/2006, Economia, p. 21

Brasil poderá recorrer à OMC contra China

BRASÍLIA, SÃO PAULO e BUENOS AIRES. Após um ano e meio de paralisia, os negociadores do Mercosul e da União Européia (UE) se reúnem hoje e amanhã em Bruxelas, na Bélgica, para retomarem as discussões. Embora a prioridade dos dois blocos seja a rodada da Organização Mundial do Comércio (OMC), o Mercosul está disposto a oferecer maior abertura em serviços, como financeiros e seguros, se a oferta da UE para agricultura for melhorada, disse o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.

¿ Queremos que a UE dê compensações à nossa postura. Esperamos maior acesso de nossos produtos agrícolas ao mercado europeu.

O chanceler argentino, Jorge Taiana, culpou a UE pela paralisia da negociação. Para ele, os europeus estão inflexíveis.

¿ Ao Mercosul interessa, e muito, um acordo.

Fora a reunião ministerial de Hong Kong, em 2005, quando a UE acatou a decisão dos países em desenvolvimento de se fixar uma data para o fim do subsídio a exportações, quase nada aconteceu desde setembro de 2004, quando os negociadores dos dois blocos se reuniram pela última vez.

Em São Paulo, o ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, ameaçou ¿tomar as medidas cabíveis¿ caso se confirme ação irregular do governo chinês para barrar novos aumentos de preços do minério de ferro no mercado internacional, o que prejudica a Vale do Rio Doce.

¿ No caso da continuidade de uma medida que tenha concretamente restrição ao livre comércio, vamos tomar as medidas cabíveis ¿ disse, numa sugestão de que o país poderia recorrer à OMC. (Eliane Oliveira, Janaína Figueiredo e Aguinaldo Novo)