Título: SETE MÚLTIS SUSPEITAS DE CARTELIZAÇÃO NO BRASIL
Autor: Henrique Gomes Batista
Fonte: O Globo, 21/03/2006, Economia, p. 23

ABB, Siemens, Toshiba, Mitsubishi, Areva, VA Tech e Japan AE são alvo de processos da SDE

BRASÍLIA. A Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça instaurou ontem dois processos contra sete multinacionais para investigar um possível cartel internacional no mercado de aparelhos eletroeletrônicos, que teria atuado no Brasil por dez anos. As empresas investigadas são ABB, Siemens, Toshiba, Mitsubishi, Areva, VA Tech (comprada pela Siemens) e Japan AE Power Systems Corporation.

As irregularidades teriam ocorrido nos equipamentos GIS e AIS, usados em subestações de distribuição de energia de grandes consumidores. A denúncia de cartelização surgiu de uma das empresas citadas, que fez em novembro um acordo de leniência com o governo, apresentando documentos que poderão ser usados na investigação em troca de uma pena menor, caso a irregularidade seja comprovada.

Essa empresa apresentou, segundo o Ministério da Justiça, uma cópia do acordo que explica o mecanismo de cartelização. O sistema valia em todo o mundo, exceto EUA, Canadá, Rússia e China. No Brasil, o cartel teria determinado preços ou direcionado compras de empresas públicas e privadas.

As empresas têm um mês para se defenderem. ABB, Siemens e Areva não quiseram se pronunciar. Na Toshiba e na Mitsubishi, não havia responsáveis para prestar informações. A Japan AE Power Systems Corporation não foi encontrada.