Título: PRESIDENTE DE ANGOLA TEM ALTA APÓS INTERNAÇÃO
Autor: Renato Galeno/Fernanda Pontes
Fonte: O Globo, 22/03/2006, O Mundo, p. 30

Estado de José Eduardo dos Santos melhora. População só recebeu notícia ontem à noite

O presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, recebeu alta ontem às 9h15m na Clínica São Vicente, na Gávea. Ele fora internado na Unidade Coronariana Intensiva do hospital depois de sofrer uma reação alérgica ao iodo radiativo usado como contraste durante um exame médico. O cônsul de Angola, Ismael Silva, disse que o presidente está bem de saúde e voltará para seu país nos próximos dias.

Dos Santos veio ao Brasil para uma revisão médica devido a uma lesão no tendão-de-aquiles do pé esquerdo. Fora submetido a uma cirurgia na mesma clínica em 1999 e sempre vinha ao país para fazer check-ups. Desta vez, entretanto, sofreu uma reação alérgica durante uma ressonância magnética feita fora da clínica e precisou ser internado anteontem.

- Ele adora o Brasil e sempre foi muito bem atendido aqui. O presidente está recuperado e muito bem de saúde, só foi internado por medidas de segurança - disse Silva.

Santos está no país desde o dia 16. Ele voltará para Angola ainda esta semana num avião fretado da companhia TAAG, que está na base aérea do Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador.

- Por questões de segurança, achamos melhor não divulgar o horário e a data do vôo - explicou o cônsul, que disse ter ficado aborrecido com a repercussão da internação do presidente de Angola.

A permanência de Dos Santos no hospital chamou a atenção dos pacientes que estavam internados na clínica devido à grande comitiva que o acompanhava, incluindo seguranças armados no corredor e no estacionamento da unidade.

O cônsul disse, entretanto, que apenas seis pessoas - entre médicos, assessores e seguranças particulares - estiveram na Clínica São Vicente com Dos Santos. Após sair do hospital acompanhado da mulher, ele foi para um apart-hotel, onde está hospedado. Segundo o cônsul, o inchaço provocado pela reação alérgica já desapareceu.

- O presidente vem praticamente uma vez por ano ao Brasil para check-up. As dores no pé foram só excesso de esforço, porque ele pratica esportes. Não há segredos sobre a saúde do presidente - disse o cônsul.

Comunicado do governo foi divulgado 29 horas após crise

O estado de saúde de Dos Santos, no entanto, só foi conhecido por seus compatriotas ontem à noite. Jornalistas angolanos ficaram sabendo da internação do presidente por meio de repórteres brasileiros.

Os principais órgãos da imprensa local não deram detalhes sobre o estado de saúde ontem. Um comunicado do governo só foi divulgado em seu país depois das 20h de ontem (hora local), mais de 29 horas depois de ele ter sido levado às pressas para a clínica São Vicente - e mais de 13 horas após receber alta. A Televisão Pública de Angola só noticiou a crise alérgica do presidente às 20h30m.

Durante a tarde, fontes do governo angolano chegaram a insinuar à imprensa local que não teria havido qualquer internação.

COLABOROU Cristina Azevedo