Título: VÍRUS H5N1 APRESENTA MUTAÇÕES PERIGOSAS
Autor:
Fonte: O Globo, 22/03/2006, Ciência e Vida, p. 32

Mais de cem pessoas já morreram desdeque a gripe das aves foi detectada, em 2003

ATLANTA. O vírus H5N1, que causa a gripe aviária, desdobrou-se em duas variantes genéticas, de acordo com estudos feitos nos Estados Unidos e apresentados na Conferência Internacional sobre Novas Doenças Infecciosas, em Atlanta.

A descoberta indica que o vírus pode sofrer mutações genéticas, o que dificulta os esforços no desenvolvimento de uma vacina e aumenta os riscos para seres humanos. Os cientistas analisaram mais de 300 amostras do H5N1 retiradas de pássaros e pessoas infectadas com o vírus entre 2003 e 2005.

Antes de 2005 todos os casos registrados da doença em humanos haviam sido causados por um subtipo do vírus H5N1 que contaminou pessoas em Vietnã, Camboja e Tailândia. Mas análises de amostras mais recentes levaram à identificação de uma outra variante que, aparentemente, surgiu no ano passado e infectou pessoas na Indonésia.

- À medida que o vírus continua sua expansão geográfica, também está passando por uma expansão em sua diversidade genética - disse a pesquisadora Rebecca Garten. - Em 2003 nós só tínhamos uma variação genética do H5N1 com o potencial de causar uma pandemia humana. Agora temos duas.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmou ontem que os cinco jovens que morreram no Azerbaijão no início do mês tinham o H5N1. Com isso, o número de vítimas humanas da gripe desde 2003 subiu para 103.