Título: MINEIROS DESGASTADOS NO MINISTÉRIO
Autor: Ilimar Franco
Fonte: O Globo, 23/03/2006, O País, p. 8

BRASÍLIA. Os ministros mineiros do PMDB, Saraiva Felipe (Saúde) e Hélio Costa (Comunicações), estão em baixa no Palácio do Planalto. O desgaste de ambos junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva é resultado do embate que resultou na realização da consulta que escolheu o candidato do partido à Presidência, no domingo. O vitorioso foi o ex-governador do Rio Anthony Garotinho. Hoje, num clima de constrangimento, Saraiva participa de uma solenidade no Planalto.

Os governistas do PMDB dizem que Costa se omitiu e que Saraiva Felipe fez o jogo de Garotinho, vencedor da consulta. Os governistas queriam impedir a prévia, sem recorrer à Justiça, aprovando seu adiamento na executiva. Para isso contavam com o voto do então líder Wilson Santiago (PB), e de Saraiva, que pediria demissão para votar na reunião da executiva e depois reassumiria.

A operação estava em curso quando Saraiva reuniu seis deputados mineiros e os convenceu a assinar lista que destituía Santiago do cargo de líder e nomeava Waldemir Moka (MS). Sem o voto de Santiago, Saraiva não precisaria votar na executiva. Assim um ministro de ajudou a viabilizar as prévias.

Na quinta-feira, Lula quis saber de Saraiva o que acontecera. Para tentar se safar do embaraço, os deputados mineiros do PMDB fizeram um documento dizendo que derrubaram Santiago porque este não atendia os seus pleitos e inocentando o ministro. A prévia virou consulta, depois de liminar do STJ.