Título: RURAL DIZ QUE APENAS UM DIRETOR FOI DENUNCIADO POR MOVIMENTAÇÃO ILÍCITA
Autor:
Fonte: O Globo, 23/03/2006, O País, p. 8

Banco contesta informação de que dez executivos teriam sido acusados por transações irregulares na conta do Trade Link Bank em Nova York

BELO HORIZONTE. A direção do Banco Rural contestou a informação de que dez diretores e ex-diretores da instituição teriam sido denunciados por movimentação ilícita da conta do Trade Link Bank em Nova York. O advogado do banco, Maurício Campos, confirmou que um dos diretores foi denunciado, mas o nome dele não foi revelado. O banco pretende apresentar como defesa a informação de que o diretor trabalhou no Trade Link em 1995, antes do período investigado (1996 a 1999). Campos lamentou a divulgação das notícias em um processo que corre sob segredo de Justiça.

- Este processo corre em sigilo. É de se estranhar a divulgação da notícia. De qualquer maneira, a denúncia é contra dez pessoas, apenas uma delas é diretor do Grupo Rural. A informação não corresponde - afirmou Costa.

Pelo processo, que corre na 2ª Vara Federal Criminal de Curitiba, a acusação é de gestão fraudulenta, operações de câmbio irregulares, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. Segundo o Ministério Público, o banco não declarou o fluxo de recursos movimentado para o exterior, que chegaria a U$4,8 bilhões. O advogado afirmou que todas as remessas para o exterior foram registrados no Banco Central.

A assessoria do Rural informou que os valores enviados pela Trade Link chegam a U$190 milhões e que a instituição nem sequer é uma das maiores contratadas pelo grupo para remessas ao exterior.