Título: DEZ MILHÕES DE CRIANÇAS ESTÃO FORA DA CRECHE
Autor: Chico Otavio
Fonte: O Globo, 23/03/2006, O País, p. 13

Para especialista, essa é a deficiência do ensino básico

O percentual alto de crianças fora das creches apontado pela pesquisa do IBGE mostra que o país precisa aumentar o investimento na educação básica. A opinião é do ex-presidente do Conselho Nacional de Educação, Éfrem Maranhão. De 2001 a 2004, de um total de 11,5 milhões, apenas 1,5 milhão de crianças de 0 a 3 anos freqüentavam creches.

- Há trabalhos mostrando que a criança que freqüenta a creche e a pré-escola se alfabetiza mais rapidamente e tem mais chances de concluir o ensino médio - afirma.

O ex-presidente do CNE destaca ainda que a creche é mais importante para as famílias de baixa renda porque oferece às crianças oportunidade de se socializarem, aprenderem hábitos de saúde e continuarem na escola.

Dados da pesquisa do IBGE mostram que quanto maior o rendimento mensal da família menor é a proporção de crianças na creche. Nos domicílios com renda per capita de até 1/4 do salário mínimo, 91,6% de crianças de 0 a 3 anos não estavam na creche. Na faixa dos que recebem mais de dois salários mínimos, o percentual cai para 69,1%.

- Fora da creche, a criança pode estar pedindo esmola na rua, vivendo em casas com condições precárias. A falta de investimento no ensino básico, da creche à pré-escola, alimenta a violência no país - afirma.

Maranhão lembra que está em discussão no Senado o projeto do Fundo Nacional de Educação Básica (Fundeb). Para ele, é importante que seja mantida no texto a previsão de recursos para creches:

- A creche é de responsabilidade do governo municipal, por isso houve uma luta grande para incluir as creches no projeto. Defendo que ele seja aprovado e, efetivamente, contemple as creches.