Título: BAIXADA RECEBE FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO
Autor:
Fonte: O Globo, 23/03/2006, Rio, p. 21

Ministro da Educação e representante da ONU abrem evento para 15 mil pessoas

O relator da ONU pelo Direito à Educação, Vernor Muñoz, e o ministro da Educação, Fernando Haddad, abrirão hoje, às 18h, a quarta edição do Fórum Mundial de Educação, que acontece até o próximo domingo em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. A previsão dos organizadores é de que o evento conte com pelo menos 15 mil participantes de diversos países.

O encontro teve origem em janeiro de 2001 dentro de outro fórum, o Social Mundial, em Porto Alegre. O objetivo principal do evento é promover o direito de todos à educação e a sua garantia pelo Estado. Este ano, o tema será "Educação Cidadã para uma Cidade Educadora".

Antes da abertura oficial, os organizadores programaram a "Caminhada pela Educação como Direito e pela Paz", marcada para as 17h, com início em frente à sede da Prefeitura de Nova Iguaçu. Nos três dias do evento, serão realizadas três grandes conferências no Sesc da cidade e a apresentação de 461 trabalhos, teses e pesquisas de professores e pesquisadores, expostos em formato de pôsteres, na quadra da Escola Monteiro Lobato. Está prevista ainda uma vasta programação cultural, que se dividirá em cinco palcos.

O ato cívico "Grito pela Paz", em memória das vítimas da violência na região, marcará o encerramento do evento na tarde de domingo.