Título: APÓS TRÊS ALTAS, DÓLAR CAI
Autor: José Meirelles Passos
Fonte: O Globo, 23/03/2006, Economia, p. 28

Moeda americana fecha em R$ 2,153

RIO e BRASÍLIA. Após três dias de forte alta, nos quais acumulou valorização de 3%, o dólar recuou 0,97% ontem, para R$2,153, apesar do leilão de compra de moeda do Banco Central (BC). Investidores consideraram que houve exagero na correção de preços dos últimos dias e aproveitaram a cotação mais alta para vender dólares. Apesar de permanecer o clima de cautela em relação ao cenário político brasileiro e à trajetória dos juros nos Estados Unidos, o dia foi de recuperação para os principais indicadores financeiros.

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), que caíra mais de 2% na véspera, fechou ontem em alta de 1,21%. O risco-Brasil, que subiu 3,5% nos últimos três dias, recuou 3,02% ontem, marcando 225 pontos centesimais ao fim do dia. O Global 40, título brasileiro mais negociado no exterior, subiu 0,52%, cotado a 130,53% do valor de face.

Pela primeira vez depois do pagamento antecipado da dívida do Brasil com o Fundo Monetário Internacional (FMI) no fim de 2005, uma missão da instituição está no país para avaliar a economia. É uma visita que o Fundo faz todos os anos aos países-membros e que inclui reuniões com representantes do governo. O chefe da missão, Charles Collyns, elogiou ontem os números apresentados pelo governo:

- Vemos muita confiança dos mercados na forma como as políticas estão sendo conduzidas no país e essa confiança está sendo refletida no forte desempenho econômico. (Patricia Eloy e Martha Beck)