Título: PSDB QUER IMPEDIMENTO DE PALOCCI
Autor: Aan Gripp
Fonte: O Globo, 24/03/2006, O País, p. 4

'Ele não vai sair nas condições atuais', diz Jaques Wagner

BRASÍLIA. O PSDB encaminhou ontem à presidência da Câmara denúncia por crime de responsabilidade contra o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, pedindo que ele seja impedido de continuar no cargo. O presidente em exercício do partido, deputado Alberto Goldman (SP), alegou que o ministro cometeu pelo menos três crimes: teria mentido sobre visitas à casa dos ex-assessores de Ribeirão Preto; teria utilizado a ação de subordinados na quebra ilegal do sigilo do caseiro Francenildo dos Santos Costa; e teria sido omisso ao não tomar providências para apurar a quebra de sigilo.

O presidente da Câmara, Aldo Rebelo, pode aceitar a denúncia ou não. Se ele não aceitar, o PSDB pode ir ao plenário. A Câmara recebeu várias denúncias por crime de responsabilidade contra presidentes e nenhuma foi aceita.

O discurso público do Planalto é de que não há nada que justifique a saída de Palocci. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou o dia em reuniões e reiterou a cobrança por uma solução rápida, com a indicação dos responsáveis pela quebra do sigilo do caseiro.

O ministro das Relações Institucionais, Jaques Wagner, disse que Palocci, "pelo quadro e temperaturas atuais", fica no governo. Mas, acuado, pelo décimo dia consecutivo, Palocci despachou no Planalto, onde recebeu dirigentes do Fundo Monetário Internacional (FMI). Hoje Palocci promete ir a um encontro da Câmara de Comércio Brasil-EUA em São Paulo.

- Ele não vai sair nas condições atuais. No quadro que está colocado até o momento, ele permanecerá. O único caminho que vejo para o Palocci é permanecer no governo até o fim. É uma decisão do presidente Lula, que já conversou com o ministro - disse Jaques Wagner.